A maioria das pessoas querem ter um controle financeiro pessoal mais positivo, principalmente, em épocas comemorativas como as de final de ano.
Mas, pôr em prática, pode ser um pouco mais complicado do que pensarmos sobre ele.
Como você tem planejado seu dinheiro atualmente? Cada um tem seu jeito de planejar, mas uma coisa é certa, com um planejamento determinado, tudo fica mais simples de realizar.
Então, se você não pode pagar por uma consultoria financeira e procura sugestões de como fazer um melhor controle financeiro, leia esse artigo para descobrir!
7 dicas de controle financeiro para organizar as contas
1. Regularize suas dívidas pendentes
O passo inicial para começar a ter um bom controle financeiro é se libertar de todas as pendências financeiras que você possui.
A melhor jeito de iniciar esse planejamento é reunindo suas dívidas para poder observar todas elas.
Então, essa será a primeira informação que você anotará na sua planilha de controle.
Assim, será mais simples ver todas suas pendências e você consegue começar a buscar as melhores formas de se livrar delas.
Antes, busque plataformas que ajudem na negociação de suas dívidas ou, até mesmo, busque descontos com a empresa credora, que podem compensar muito em casos de pagamento a vista.
2. Entenda o seu gasto mensal
Depois de se livrar de suas dívidas, é o momento de pensar em suas despesas fixas, separando todas elas em categorias – incluindo conta de luz, aluguel, convênio, água, transporte, etc.
Tendo uma média do seu gasto fixo mensal, você separar um dinheiro somente para esses gastos, sem se espantar com eles no fim do mês.
3. Estime suas despesas extras
Não vivemos somente para pagar contas. Contudo, sempre possuímos algumas gastos extras que não podem ser vistos como rendas fixas, porém ainda assim conseguem atrapalhar nosso orçamento.
Por exemplo, presentear alguém, comprar remédios em caso de doença, ou algum problema de encanamento em casa.
Isso é mais normal no final do ano, por isso, é importante saber que você pode ter gastos extras ao longo do mês, dando prioridade a uma reserva financeira para elas e determinando um limite de valor.
Ou seja, o valor não pode exceder o limite determinado.
Lembre-se que esses gastos devem ser registrados no seu gerenciador financeiro.
Nesse caso, é importante refletir também sobre a lista de desejos. Afinal, tudo que está nela é fundamental? Ou você pode aguarda mais um pouco?
Ainda que sejam gastos extras, também podem ser economizadas.
4. Economize dinheiro
Tem diversas formas de economizar dinheiro, e esse ponto vai além do simples prática de poupar parte da sua renda.
Isso quer dizer que é preciso pensar em formas inteligentes para utilizar o seu dinheiro e ainda guardar.
Por exemplo, compare valores entre lojas que possuam o mesmo produto e procure cupons de desconto, porque no final das contas isso pode fazer muita diferentes no seu bolso.
Ademais, se a distância da loja que possui o produto mais barato valer a pena, faça a compra nela.
Essa economia pode ser aplicada em despesas extras e também em gastos fixos.
5. Entenda com propriedade qual a sua renda
Uma básica sugestão de controle financeiro: não gastar mais do que você ganha.
Sabendo disso, é fundamental que você saiba precisamente qual a sua renda e tente guardar pelo menos 20% para se planejar financeiramente e ainda poder aumentar seu patrimônio.
Mas claro, esse percentual é alterável, pois depende muito da sua realidade financeira. Caso não possa poupar 20%, tente menos. O importante é adquirir o hábito de guardar.
Além disso, cuidado para não se habituar com o custo de vida que você não consegue suportar, porque em alguma hora, a conta virá. E sem dúvidas você quer uma vida financeira saudável, né?
6. Defina metas e objetivos
Com uma definição de objetivos e metas você consegue ter mais foco para organizar seu dinheiro e ter o controle dele.
O desejo de conquistá-las fala mais alto e você fica ansioso para que elas sejam alcançadas.
Então, se você deseja comprar um apartamento ou tem algum outro propósito financeiro, determine isso como uma meta e relacione as suas ações com o seu dinheiro no dia a dia com ela.
7. Invista seu dinheiro
Outro jeito de fazer seu dinheiro render é fazendo investimentos. Porém, para isso, você deve estudar muito.
Afinal, aplicações em ativos financeiro devem ser realizadas baseada em sua realidade financeira e objetivos.
Sendo assim, procure o melhor jeito de investir seu dinheiro e, depois ter um método de investimento estruturado, poderá até alcançar a independência financeira.
Conclusão
Agora, com nossas sugestões você pode construir um bom controle financeiro.
Embora sejam importantes para o controle do seu próprio dinheiro, muitas dessas sugestões são importantes para empresas também. Logo, são relevantes também para te auxiliar a manter seus negócios.