A utilização de tecnologias integradas é cada vez maior para a triar candidatos de modo específico, correto e pontual, e o sistema de recrutamento e seleção é uma dessas tecnologias. O setor de RH e departamento pessoal tem se tornado cada vez mais moderno. Pesquisas do setor apontam que mais de 55% das empresas em todo o globo, já trabalham com um processo automatizado de recrutamento e seleção.
Funcionários desses setores apontam cada vez mais a necessidade de se investir em tecnologias dessa natureza, como forma de otimizar o funcionamento da empresa como um todo. Hoje vamos mostrar como escolher um software dessa natureza.
O que faz um sistema de recrutamento e seleção?
Diferente do que muita gente possa acreditar, o sistema de recrutamento não possui uma forma linear de funcionamento, uma vez que é capaz de abranger uma série funcionalidades amplas. As principais funções de um sistema dessa natureza são:
- Busca e requisição de novas vagas;
- Veiculação de modo direcionado em portais de vagas;
- Triagem automatizada de candidatos com base em suas competências;
- Criação de cronogramas;
- Mensuração de indicadores de recrutamento e seleção.
Dicas para escolher um sistema de recrutamento e seleção
Um sistema de recrutamento e seleção é um divisor de águas em toda e qualquer empresa que passa a utilizá-lo. No entanto, é necessário escolher aquele que supra as necessidades do seu negócio. Confira, dicas importantes que devem ser levadas em consideração na hora de escolher o seu.
1. Não se atente ao preço
Embora valores sejam importantes para fechar negócio não se atente somente a isso. Busque um sistema de recrutamento que realmente se encaixa às necessidades de sua empresa. Nem sempre o sistema mais caro oferece a melhor interface.
2. Procure um fornecedor confiável
Ao adquirir um sistema de recrutamento e seleção, você iniciará um relacionamento com um novo fornecedor, por isso é importante encontrar alguém confiável, uma vez que você recorrerá a ele sempre que surgirem dúvidas ou problemas técnicos.
Dessa forma, analise a qualidade desde o primeiro atendimento, as garantias oferecidas, o tipo de suporte disponibilizado e as intenções do fornecedor educar e treinar seus funcionários.
3. Busque opiniões de quem já usa sistemas
É sempre importante buscar opiniões. Por isso, procure por outros profissionais que já usam o sistema ao qual sua empresa está mais inclinada a comprar. Dessa forma, será possível ter uma visão ampla do produto.
Caso não conheça nenhum cliente, peça ao próprio fornecedor referências de clientes que já fazem uso do seu sistema.
4. Analise todas as funcionalidades
Avalie se as funcionalidades do sistema estão adequadas e alinhadas às necessidades do setor de Recursos Humanos.
É importante ter em mente que o sistema deve facilitar as etapas do processo de contratação, melhorar a interação entre candidatos e gestores e centralizar o comando de plataformas externas. Quando mais simples e funcional o sistema se mostrar, melhor ele será
5. Solicite uma demonstração
E por fim, não compre um sistema de recrutamento e seleção sem nenhum tipo de teste ou demonstração, esse é um erro que em hipótese alguma deve ser cometido. Uma empresa que se preze, fornece essa demonstração gratuita com alto nível de suporte.
Depois de saber o que levar em consideração na hora de escolher um sistema de recrutamento e seleção, nossa sugestão óbvia é a Job Convo.
Com anos de experiência, a empresa possui um sistema de recrutamento e seleção conhecido internacionalmente por sua excelência funcional. Quer melhorar o setor de RH e departamento pessoal de sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo.