O acesso à internet e às redes sociais trouxe grande exposição do consumidor no meio digital para ações de marketing das empresas. Mas a tecnologia que aproximou também ofereceu dispositivos de bloqueios de anúncios.
Para driblar esse obstáculo e chegar ao público-alvo, uma alternativa que vem conquistando espaço é o marketing de influência. O tal “boca a boca” da internet traz uma abordagem focada em indivíduos que exercem influência ou liderança sobre uma audiência específica.
Ou seja, é uma abordagem de marketing focada em indivíduos que exerçam influência ou tenham liderança sobre potenciais compradores – obviamente procurando alcançar um público compatível a persona determinada pela marca!
Sendo assim, existe o desenvolvimento de uma estratégia para atingir pessoas que de fato podem ter interesse em consumir o produto ou serviço divulgado. Por exemplo, não adianta ter acesso a uma blogueira de moda para falar sobre porcas, pinos e parafusos porque a grande maioria – ou até a totalidade – dos seguidores que acompanham e consomem o que essa pessoa pública recomenda não tem interesse nesse tipo de assunto.
Qual a importância do marketing de influência?
Com a perda de influência da propaganda, abriu-se espaço para novos meios de divulgação e persuasão para influenciar a compra de potenciais compradores – independente de qual fosse o segmento.
Surge então o influencer marketing – termo original, em inglês – que rapidamente deixou de ser uma aposta e se tornou uma realidade! Ganhou ainda mais força quando quando um artigo publicado em janeiro de 2017 pela renomada revista americana Entrepreneur aponta cinco motivos para acreditar em sua explosão!
Analisando todo o contexto, não é difícil entender a lógica por trás de todo esse fenômeno. Graças ao uso frequente e intenso das redes sociais, os influenciadores dão escala ao alcance de suas opiniões e tornam-as facilmente localizáveis. Assim, todos conseguem agir sobre consumidores nas três fases básicas da jornada de uma compra: reconhecimento, consideração e tomada de decisão.
Se analisarmos bem, na prática o marketing de influência tem a mesma importância e força que a assessoria de imprensa tradicional! O que muda é o público que irá consumir a informação e o meio em que será publicada.
Por isso, essa estratégia de comunicação online também envolve profissionais dessa área, exigindo habilidades em:
- Pesquisa de pautas – avaliando qual serviço/produto da empresa merece divulgação;
- Verificação de oportunidades – entendendo qual é a melhor rede social a ser usada nesse momento;
- Personalidades – identificar quem é referência no assunto.
Percebe-se então que não basta apenas traçar estratégias para vender os produtos ou serviços. Para se manter no mercado e sempre se destacar dos concorrentes fidelizando os clientes, é importante pensar em como a sua marca será percebida no geral.
Para isso, é interessante contar com diversas estratégias que uma agência de comunicação pode oferecer além do marketing de influência.
Quem faz marketing de influência?
O trabalho já está no portfólio de serviços das principais agências de comunicação do país e a dinâmica é desenvolver conteúdo relevante direcionado ao influenciador.
A ideia parte do princípio que os influenciadores interferem nas decisões de compra dos seguidores a favor de determinada marca. Como o público do influenciador é cativo, já existe uma relação de confiança estabelecida e uma recomendação, de pessoa para pessoa, será mais efetiva do que quando realizada pela marca.
Ainda em 2014, a consultoria global McKinsey apontava que o boca a boca gerava mais que o dobro de vendas em relação à propaganda e que a taxa de retenção era 37% maior.
Qual o papel de uma agência de comunicação no marketing de influência?
A agência de comunicação que mira o influenciador reconhece sua autoridade e compartilha com ele, em um primeiro momento, a novidade, o conhecimento ou algo inerente à mensagem de interesse a ser transmitida. Quando a ideia convence o influenciador, ele atua sobre a jornada de compra de sua audiência, desde o reconhecimento à consideração e tomada de decisão. Para tanto, não é preciso ter como alvo celebridades ou blogueiros já conhecidos.
A assessoria de comunicação, a partir do entendimento do objetivo da marca, irá desenvolver uma estratégia correta, buscando esse formador de opinião alvo que se destaca pelas taxas de engajamento com grandes grupos. Construir essa relação com influenciadores pode elevar o negócio da empresa a outro patamar.