Todos os tipos de festas e celebrações tem os clichês que todo mundo já espera. Ao mesmo tempo que isso pareça legal e divertido para alguns, é extremamente chato para outros. Por isso, para não errar com ninguém, o segredo é apostar em festas sem clichês – mesmo que você queira fazer algo mais tradicional!
Mas, como conseguir fazer isso já que todas as comemorações são tradicionais? A gente te ajuda com isso.
Antes de começar, não se esqueça de manter o foco no tipo de festa que você está organizando. Por exemplo, se for aniversário, leve em consideração os gostos e a personalidade do aniversariante. Caso for um casamento, cada detalhe da festa deve ter um pouco dos dois, remetendo a história do casal! E assim em diante.
Separamos aqui então algumas dicas fundamentais para você fugir dos maiores clichês do mundo das festas:
Nada de cerimônias longas e batidas cheias de choro
Festas de debutantes, formaturas e casamentos costumam ter cerimônias. O problema disso é que nessa etapa da festa os familiares ficam emocionados e o resto dos convidados ficam entediados!
Acredite que não tem nada mais chato do que ficar esperando uma cerimônia longa e repetitiva se você não vai participar dela. Por isso, mesmo que você queira fazer uma cerimônia, que tal personalizá-las?
Por exemplo, em uma festa de 15 anos, basta que a debutante já faça sua entrada triunfal, receba o anel, entregue a boneca e já comece a valsa – tudo em seguida e sem ser anunciado, entende? Além de poder aproveitar mais tempo de festa, pode ter certeza que os convidados vão lembrar da sua festa com mais satisfação do que das outras que seguem a risca cada passo de uma cerimônia.
Esqueça dos temas com personagens e use sua criatividade
Me diz por que todas as vezes que alguém quer escolher um tema já começa a resgatar os personagens em alta ou mais tradicionais?
Você não precisa do mickey, nem das princesas ou muito menos dos heróis para conseguir contar com uma decoração apaixonante e bem feita. Por isso, vale a pena pesquisar sobre temas como sorvete, coruja, frutas, slime, pipas, arco-íris, fazendinha, dinossauros ou esportes para ter inspirações e perceber que você nunca mais vai precisar de personagens.
Buscar referências é muito bom, mas não se esqueça de acrescentar personalidade e deixar a criatividade fluir durante as preparações!
Não deixe de fazer um bom planejamento
As pessoas costumam deixar tudo pra última hora sem planejamento! Isso é furada. Quando a data do evento está muito próxima fica muito difícil de encontrar fornecedores disponíveis, não vai conseguir pesquisar nada com profundidade, será quase impossível personalizar os detalhes que queria e mais impossível ainda achar o lugar ideal para fazer a festa.
Sendo assim, o melhor é começar a planejar a festa e pesquisar bastante sobre o tema escolhido para a ocasião – além de montar um cronograma bem detalhado para cada fase da organização.
Aproveite para procurar por sugestões e tentar fazer coisas a mão! Você vai ver como é mais gostoso ver tudo pronto e saber o quanto se dedicou para que tudo estivesse impecável.
Jamais deixe de fazer um orçamento e respeite muito o valor final estipulado. Isso é fundamental para não se perder durante a organização e nem se afundar em dívidas – o que acontece com muitas pessoas e por isso algumas deixam de fazer festa (principalmente casamentos).
Use dinâmicas que envolvam pessoas de todas as idades
Quando a festa tem uma cerimônia muito longa e não tem nada de atrativo, o maior desejo dos convidados não é comer, mas sim IR EMBORA!
Não basta só colocar um DJ, ter luzes coloridas e achar que tem tudo para animar uma festa. As baladinhas com pista de dança, bola de sabão e uma retrospectiva infinita já são clichês bem ultrapassados que ninguém aguenta mais.
Portanto, procure fazer dinâmicas que todos possam participar e que tenha a ver com o tema proposto. É interessante apostar em brincadeiras como bingo, cabo de guerra, torta na cara, adivinhações, mímica ou até de mágica.
Pense fazer com que as pessoas esqueçam quanto tempo estão na festa, sem sentir as horas passarem. Para isso, monte um cronograma e se possível conte com uma equipe que já tem experiência nisso!
Peça opinião das pessoas e preste atenção nos detalhes das outras festas
Quando for tendo ideias para a sua festa, pergunte para outras pessoas sobre o que acham sobre essas ideias (se teriam vontade de participar de uma festa com isso ou não).
Não se esqueça de prestar atenção de todos os detalhes de festas que você for convidado. Avalie como se sente em cada momento do evento para saber como seus convidados podem se sentir quando você estiver fazendo festa!
Tudo vai depender muito do tipo da ocasião e qual é o seu objetivo com a celebração.