Um voo atrasado não planejado é uma das experiências mais frustrantes que um viajante pode ter. Há muitas opções para lidar com esta situação.
Você pode culpar a companhia aérea ou as companhias aéreas. Se tiveres sorte, eles são os principais culpados, mas isso nem sempre funciona tão bem. A questão é que não é possível alcançar o seu itinerário planejado a qualquer momento, e se você tiver que pegar um avião, um voo atrasado pode minar completamente os seus planos.
Uma opção é mudar o voo e voar para um destino que seja uma rota direta para o seu destino. Isto pode ser muito desafiador, especialmente para um viajante frequente que não está com pressa. O problema com isso é que a maioria das rotas diretas não são bem conhecidas e não são exatamente as rotas mais populares a tomar.
As companhias aéreas não gostam de passageiros que tentam mudar o seu voo, especialmente um que está fora do horário. É como se eles quisessem que você tivesse que pagar por essa viagem, porque você provavelmente nem precisa voar. É claro que as companhias aéreas não querem alterar o seu bilhete para sair mais cedo, mas farão tudo para evitar um problema como este.
Você pode então considerar não pegar esses vôos e pagar para que o voo chegue mais cedo do que o planejado. Esperemos que a companhia aérea cancele o seu voo e que você receba o seu dinheiro de volta. Nem sempre é esse o caso, e algumas companhias aéreas são muito mais honestas quanto à disponibilidade de voos do que outras. Considere quanto lhe custaria usar o seu último voo.
Se você usa esse voo aéreo e é forçado a cancelar, você tem uma despesa adicional para lidar. Provavelmente acabará por pagar a tarifa aérea devido à possibilidade de receber o seu dinheiro de volta, mais hotel, estacionamento no aeroporto, etc. Embora você possa conseguir outro voo, a tarifa pode ser consideravelmente mais alta, e você pode acabar encalhado até que a companhia aérea lhe dê o dinheiro que você deve.
Outra A opção é apanhar um voo depois de ter feito a sua reserva. Infelizmente, normalmente não há maneira de fazer isto. Você também pode esperar até o último minuto para reservar seu voo, mas se você estiver com pressa e nenhum voo for oferecido, você provavelmente ficará preso no aeroporto.
Se você achar que precisa voar em um dia diferente do dia programado, você poderá pegar o voo mais próximo da data de sua partida. Entretanto, se você já reservou o voo que deseja e tem tempo suficiente para pegar o voo que precisa, você provavelmente acabará excedendo os limites de tempo de voo. A companhia aérea nunca está disposta a dar a um cliente a oportunidade de fazer uma overbook, portanto, se você planeja ligar e reclamar, é provável que você acabe pagando mais do que planejou.
Se tudo o resto falhar, você pode apresentar uma reclamação contra a companhia aérea pelo que aconteceu, incluindo os danos causados pelo atraso do seu voo. O seu advogado escolhido deve ser capaz de o ajudar nesta situação. Eles podem olhar para as políticas de “cuidado razoável” da companhia aérea e tentar provar que a companhia aérea deveria tê-la pegado, ou pelo menos encontrado um voo diferente para pegá-lo.
Outras opções incluem contactar o seu procurador-geral do estado ou o Departamento de Transportes. Ele deve poder receber uma compensação das companhias aéreas pelos inconvenientes que sofreu, e a companhia aérea também deve ser multada. Isto pode ir para os dois lados: você deve ser capaz de recolher os danos para a sua propriedade, bem como para o inconveniente que você sofreu.
Embora nunca seja fácil mudar os planos de voo tardios, é possível se você seguir os passos corretos. Basta ter a certeza de que atua com base em bons conselhos e de que tira partido de todos os recursos disponíveis.