Lead é uma grande oportunidade de negócio que acontece para sua empresa através do Google, Redes Sociais e Inbound Marketing, cuja pessoa forneceu os dados de contato como WhatsApp, email e outras informações em troca de um desconto, uma oferta da empresa (muitas empresas deixam um ebook de cortesia em troca do lead). Como um Lead( pessoa) demonstrou interesse no seu produto ou serviço , provavelmente gostaria de ter maiores informações da sua empresa até decidir fazer a compra, o que chamamos de conversão. Então um lead é um passo importantíssimo e necessário para a conversão em vendas.
Como gerir os leads adquiridos
A gestão de Leads é algo presente em todas as grandes empresas do Mundo , e se torna uma estratégia primordial para o departamento de marketing e depois o departamento de vendas. O lead faz parte do meio do funil de vendas, onde primeiramente a empresa investiu muito em conteúdos de qualidade para atrair pessoas ” curiosas”. Após a primeira visita, muitas ou algumas dessas pessoas deixam de serem curiosas e passam a serem “leads”, querendo maiores informações. A quantidade de Leads depende muito do segmento da empresa e das estratégias de comunicação da mesma. E claro, da verba disponibilizada para a captura dos Leads.
Imagine a sua empresa em posse dos emails e dos números de Whats app de várias pessoas interessadas em seu produto ou serviço?
Pois bem, com bastante organização sua empresa poderá destinar 1 ou mais profissionais para entrarem em contato com essas pessoas interessadas( leads), montar Listas de transmissão no Whats app para enviar ofertas( raramente para não saturar), enviar emails etc.
Se a sua empresa for porte médio como por exemplo um Ateliê de Costuras em Sp , os próprios donos poderão enviar um áudio super personalizado para cada Lead, algo do tipo:
” Olá Sr João como vai? Meu nome é tal e sou proprietário aqui da empresa Xpto. O Sr se cadastrou para receber um desconto e ou informações sobre os Consertos e reformas de roupas que fazemos, correto? Desde já agradecemos a confiança do Sr e é um prazer atendê-lo. O Sr gostaria de maiores informações agora ou prefere recebê-las eventualmente em seu whats app e email ?
Entende como um contato super personalizado pode converter Leads em clientes e fazer com que sua empresa fature muito mais? O grande problema da maioria das empresas é montar uma estratégia de marketing bacana, atrair muitos leads mas não qualificá-los e não dar aos leads a verdadeira atenção que eles merecem, desprezando todo o seu potencial.
Funil de vendas, geração de leads e conversão em vendas.
Monte uma estratégia irresistível de marketing afim das pessoas cadastrarem seus dados e se tornarem leads poderosos. Depois dê aos leads a máxima atenção, segmente cada lead de acordo com o interesse da pessoa, e faça com que a equipe de marketing ou vendas entre em contato com os leads de uma maneira exclusiva, personalizada, e as vendas aumentarão exponencialmente .
Funil de vendas
Lembre-se que o topo do funil é largo, então se faz necessário a maior quantidade de pessoas curiosas( desde que tenha a ver com seu produto ou serviço), tenha um site otimizado e com um ótimo layout para encantar ainda mais o visitante, uma tela de chamada irresistível para a pessoa deixar os dados dela, e depois a venda.
Pense num liquidificador com uma vitamina ou com acerola.
Se você colocar umas 20 frutinhas de acerola e bater, não dará meio copo. Então você tem que acrescentar muitas frutinhas de acerola( pessoas curiosas por exemplo), bater bem, coar( aqui se tornou lead) e depois de coar você verá que deu 1 ou 2 copos apenas. Não é trabalhoso? Sim, é.
Mas o suco não ficou uma delícia? Assim é cada venda que sua empresa efetua após todo o processo mencionado.
E aí, o que sua empresa tem feito para atrair os leads e transformá-los em vendas ?