O termo colarinho branco sempre descreveu uma grande parte dos profissionais e homens de negócios, e é uma espécie de carimbo que geração millennials para resumir a moda masculina enquanto roupas de trabalho.
O uniforme de trabalho começou como roupa de segurança para trabalhadores manuais. Geralmente é feito de tecidos resistentes, como jeans ou sarja, e tem um caimento superdimensionado para permitir o movimento. Em meados de 1988, com influencia dos criadores de moda urbana popularizaram no sul da Califórnia a tendência de produzir os looks de trabalho com um pouco mais de cuidado adotando jaquetas e calças clássicas.
É preciso ter um pouco de atenção, pois a roupa de trabalho em si não deve ser confundida com o estilo urbano, embora ambos os estilos incorporem elementos da moda masculina. Hoje em dia, tanto homens quanto mulheres usam as peças do dia-a-dia em seu ambiente de trabalho.
Calças de trabalho
Revisitando o final dos anos 1800, cowboys, operários de fábricas e até motociclistas usavam jeans para protegê-los. Calças de trabalho grossas são resistentes à água e sujeira e são duráveis o suficiente para resistir a condições climáticas extremas e à erosão de movimentos repetitivos. Por causa disso, elas são normalmente feitos de tecidos resistentes que absorvem o suor e evitam o enrugamento.
Estas calças largas sugerem um look industrial e intensivo. Em vez de assumir a forma de jeans tradicional, as calças workwear costumam ter a aparência de calças de algodão largas que facilitam o movimento. Além disso, as cores populares incluem bege, marrom, azul marinho e preto.
Jaquetas na moda masculina
As jaquetas originaram-se na Inglaterra em meados do século 19, usadas por lixeiros, carvoeiros e outros trabalhadores manuais da era industrial. Esses casacos de lã de comprimento médio apresentavam facilidade de manobra e segurança, com linhas limpas e cintura desajustada para que fiquem pendentes desde os ombros.
Ao contrário dos paletós, os casacos de trabalho não têm lapelas ou aberturas nas costas. Em vez disso, eles têm colarinhos largos e rígidos que o usuário possa levantar a gola e se proteger do vento, do frio e da chuva. No que diz respeito ao design, a jaqueta utilitária típica tem quatro bolsos frontais e quatro a cinco botões que se fecham firmemente até o pescoço.
Esses casacos estruturados e intencionalmente sem adornos têm um efeito uniforme, quase militar, que é indiferente e dominante. Seguindo a tradição do workwear, jaquetas utilitárias são mais bem usadas sobre uma tradicional camiseta masculina, mas você também pode combina-la sobre uma camisa de colarinho casual.
Não podemos esquecer dos coletes que são construídos com o mesmo tecido resistente dos casacos de trabalho e têm a mesma finalidade em termos de proteção e isolamento.
Botas especiais de trabalho
As botas de trabalho foram originalmente concebidas como botas de segurança, feitas de materiais resistentes que repelem a chuva, lama e produtos químicos. Muitas botas de trabalho têm até tampas de aço embutidas nos dedos para proteger os trabalhadores da construção de objetos que eventualmente possam cair.
As botas foram adotadas como calçados da moda para homens por punkers britânicos na década de 1980. A estética pesada e um tanto quanto agressiva é muito apreciada por roqueiros e artistas de hip-hop.
O estilo dos chapéus
Gorros: soldadores, mecânicos e outros comerciantes que precisavam manter o cabelo para trás, mas não queriam que a aba de um chapéu fosse obstruída, usavam gorros. Hoje, esses bonés tricotados que envolvem a cabeça são populares entre os jovens com estilos de vida urbana.
Chapéus de aba: os chapéus de aba são normalmente construídos com tecidos resistentes, como feltro ou lona, e têm uma aba larga e inclinada para baixo. Pescadores e fazendeiros usavam chapéus macios para proteger o rosto do sol. Hoje, esse acessório pode apresentar cores brilhantes e estampas chamativas, e eles se tornaram um item popular na moda masculina e feminina.
Boinas: elas não são necessariamente essenciais ou autênticas para o ambinete de trabalho. Esses chapéus têm menos a ver com utilidade e mais com posição social. O Parlamento inglês ordenou chapéus de tweed nos anos 1500, quando quis estimular o consumo doméstico de lã. O governo forçou qualquer homem de classe não nobre, como comerciantes ou aprendizes, a usar um boné de lã. Hoje, o chapéu ainda existe como item da moda, mas é normalmente associado a uma classe trabalhadora mais velha.
Dicas de estilo e moda masculina
Não use tudo de uma vez – você vai parecer que vai construir a próxima torre do Salesforce. Assim como alguém pode incorporar roupas ocidentais sem parecer um cowboy de verdade, você pode trabalho sem parecer um carpinteiro de verdade. Não leve as coisas muito literalmente.
Se você estiver usando calças largas, experimente o tênis Converse como calçados e uma shoulder bag como bolsa. E se você estiver usando botas de trabalho resistentes, opte por jeans mais justos ou calças de sarja.
A menos que você esteja buscando um visual que seja particularmente “tradicional”, por falta de uma palavra melhor, você pode querer evitar bonés. Imagine isto: camisa xadrez, colete e gorro – super relaxante. Agora isto: camisa xadrez, colete e um boné; você parecerá pronto para manobrar um caminhão – mas, ei, se essa é sua estética, tudo bem.
Suéteres com capuz não são roupas de trabalho, mas são um grampo do estilo streetwear e dos skatistas. Portanto, você pode querer usar moletons como uma camada base sob coletes ou jaquetas de workwear. Esses suéteres quentes e macios também combinam bem com calças largas.
Como você se veste para o trabalho? Acompanha as tendências ou usa uniforme? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.