O marketing digital para pequenas empresas tem como principal objetivo trazer maior visibilidade do seu negócio e consequentemente aumentar suas vendas.
De acordo com informações da Agência Brasil, em maio de 2020 o país tinha mais de 134 milhões de usuários conectados à internet.
Diante dessa informação é possível concluir que, as chances de sua empresa se tornar conhecida no mercado, quando ela se torna adepta no marketing digital são muito maiores.
Antes do enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus, as pessoas já estavam migrando para o formato digital na hora de realizar suas compras.
Esse número cresceu de forma considerável, impulsionado ainda mais pelo isolamento social.
Os empresários que ainda resistiam ao marketing digital como forma de fazer negócio, precisou se adaptar ou teriam que encerrar as atividades da sua empresa.
Quer saber mais sobre a importância do marketing digital para pequenas empresas e como ele contribui para o aumento dos lucros?
Continue lendo o texto abaixo com bastante atenção.
Marketing digital para pequenas empresas: saiba por onde começar
Enfrentar os grandes concorrentes que atuam no mesmo segmento que a sua empresa pode parecer algo muito difícil.
No entanto, aprender a usar as ferramentas do marketing vai fazer com que o seu negócio possa concorrer e também conquistar seu espaço.
Para isso é importante entender como funcionam os canais e as estratégias que podem ser utilizadas e que lhe trarão os melhores resultados.
Sendo assim, vamos começar falando sobre os principais meios de comunicação que você pode utilizar na hora de colocar em prática as estratégias de marketing digital para pequenas empresas.
Veja abaixo quais são eles:
- Site ou blog;
- Mídias sociais: facebook, instagram, twitter, whats app; TIK tok, youtube, telegram, quora, linkedin, email, entre outros.
Agora que você já conhece as principais mídias, é preciso conhecer as principais estratégias de marketing digital para pequenas empresas que ajudarão a trazer resultados para o seu negócio.
Marketing digital em redes sociais
Usar as redes sociais para divulgar seus produtos e serviços é uma excelente estratégia de marketing digital para pequenas empresas.
No entanto, é importante tomar alguns cuidados. Escolha as redes sociais que vai utilizar e seja presente nelas.
Mais importante que ter um perfil da empresa na rede social, é fazer postagens com frequência e responder os seguidores para promover a interação.
Marketing de conteúdo
Essa estratégia consiste em oferecer informações relevantes e valiosas para o seu público com o objetivo de ajudá-lo a resolver algum problema e assim conquistar a sua confiança.
Para colocá-la em prática, você pode utilizar as redes sociais e também investir na criação de site ou blog para a sua empresa.
Essa é uma forma bastante eficaz, pois permite que você ofereça um espaço para que seus clientes conheçam seus produtos e serviços.
Uma empresa que ainda não tem um site, certamente está perdendo público e vendas.
Sendo assim, é importante contratar profissionais que tenham experiência na criação de sites para pequenas empresas.
Para que você tenha resultados ao colocar em prática a estratégia de marketing digital para pequenas empresas, por meio do marketing de conteúdo é preciso que seu site siga algumas regras básicas.
São elas:
- Layout responsivo: seu site deve funcionar bem nas mais variadas plataformas digitais.
- Informações claras: seu cliente não pode ficar perdido buscando informações. Se ele enfrentar dificuldades para encontrar o que precisa, certamente vai para o site da concorrência.
- Site otimizado: a otimização para os mecanismos de busca significa que seu site atenda os principais critérios para ser ranqueado no Google.
Grande parte das pessoas fazem pesquisa antes de efetuar uma compra. Investir na criação de site para pequenas empresas é uma forma de competir até mesmo com os gigantes do mercado.
Assim que o site ou blog para a sua empresa estiver pronto é importante investir na criação de conteúdos usando as palavras-chaves ligadas ao seu negócio.
Dessa forma, quando os usuários fizerem uma busca no Google e demais mecanismos de busca usando aquele termo, seu site poderá aparecer na primeira página e assim receber mais visitas.
SEO local
SEO é o mesmo que otimização para mecanismos de busca. Uma das estratégias usadas no marketing de conteúdo para fazer com que seu site seja destaque nos resultados de busca.
O SEO local é voltado para atrair clientes que estão mais próximos da sua empresa, além de estabelecer vínculos com outros proprietários de pequenos negócios estabelecidos na mesma região.
A melhor forma de colocar em prática a estratégia de SEO local dentro do marketing digital para pequenas empresas é fazendo o cadastro no Google Meu Negócio.
Dessa forma, quando o usuário fizer uma pesquisa por região, seu negócio terá maior destaque, o que vai resultar em maior número de visitas e consequentemente em mais efetivação de vendas.
Além disso, o cliente poderá conhecer melhor a sua empresa antes mesmo de chegar até ela.
Pois, no cadastro poderão ser adicionadas fotos, atividade principal, endereço e horário de funcionamento, além de site e depoimentos dos clientes.
Conclusão
Se você ainda não sabia da importância do marketing digital para pequenas empresas, certamente sua forma de pensar mudou após ler esse artigo.
A grande vantagem é que você não precisará investir grandes quantias em dinheiro para colocar as estratégias em prática.
Além disso, o retorno sobre o investimento em marketing digital é muito maior e mais rápido do que as estratégias de marketing convencionais.
Portanto, vale a pena investir na sua empresa!