O aluguel de carro com GNV é uma opção para quem deseja gastar pouco dinheiro em viagens e outras ocasiões. Existem pessoas que alugam carros para trabalhar como Uber, já que essa é uma plataforma que dá oportunidade para muitos cidadãos, mas sem alterações na mecânica do automóvel.
O GNV é um combustível feito com gás natural. Ele substitui o uso de álcool ou gasolina em carros. Além disso, tem IPVA com desconto na alíquota em comparação ao sistema flex, mas mesmo com essa vantagem visível, as locadoras não investem em automóveis com essa forma de abastecimento devido a alguns problemas.
Se você está a fim de fazer o aluguel de um carro com GNV, saiba o porquê de grandes locadoras não oferecerem esse tipo de combustível como opção nos seus automóveis, além de entender como funciona o kit gás no carro.
Continue aqui e acompanhe o nosso artigo. Boa leitura!
Como funciona o GNV?
O GNV é um gás natural diferente do que estamos acostumados. Sua composição gasosa, feita com petróleo, permite que os carros sejam usados como combustível e substituam o famoso álcool ou gasolina. O seu uso foi permitido em 1996 no Brasil, por meio do Decreto nº 1.787.
Em primeira instância, ele pode parecer uma vantagem para o usuário. Como vivemos em um país campeão na produção de petróleo, o valor do gás natural certamente seria mais baixo. Porém, para instalar esse sistema é necessário mexer na mecânica do automóvel e alterar várias funções do carro.
A partir dessa mudança, temos alguns problemas, como:
- o carro deixa de ser original de fábrica;
- há chances da oficina fazer uma má instalação;
- menor potência em comparação a outros combustíveis.
O aluguel de carro com GNV pode parecer uma opção boa a olhos nu, mas quem entende de automóveis sabe que essa decisão pode ser um tiro no pé.
O carro pode ter sistema flex
O carro que teve o kit gás instalado para servir como uma outra opção de combustível pode, sim, usar o sistema flex. Caso ele queira mudar para álcool ou gasolina e deixar o GNV de lado por um tempo, ele tem essa opção.
Contudo, quando o motorista decide fazer essa escolha, podem acontecer falhas mecânicas, já que a instalação não foi realizada pela fábrica, apenas por especialistas em carros.
Além disso, a manutenção anual sai mais cara, já que o dono precisa verificar se as três formas de abastecimento estão funcionando normalmente. Antes eram apenas uma ou duas. Ou seja, talvez essa não seja a escolha certa para o aluguel.
Por que grandes locadoras não oferecem o aluguel de carros com GNV?
Com base nessas informações iniciais, já temos uma pequena noção sobre o porquê das grandes locadoras não oferecerem aluguel de carro com GNV. Mesmo que seja uma vantagem a curto prazo, já que o abastecimento com gás natural é mais barato, isso pode trazer prejuízos depois de um tempo.
Ou seja, podemos dizer que esse sistema é desvantajoso pelas seguintes razões. Confira.
Alteração mecânica
A alteração mecânica para instalar o GNV é um problema a se discutir. As empresas fabricantes não realizam esse tipo de serviço, sendo necessário recorrer às oficinas espalhadas pelo país.
Mesmo que os mecânicos saibam fazer esse tipo de trabalho, o profissional não conhece as especificações de todos os automóveis e pode acabar mexendo em alguma parte do sistema que não deveria.
Além disso, pode acontecer também do carro não funcionar bem com o kit gás, já que a potência dele não foi desenvolvida para usar esse tipo de combustível. Muitos automóveis ficam mais fracos e não chegam a quantidade de cavalos que prometem nas ruas.
Para pessoas que querem fazer o aluguel de um carro com GNV, o fato de não andar como etanol ou gasolina pode ser um problema bastante estressante.
Revisão junto à fabricante
Outra questão bastante problemática é em relação à revisão. Anualmente, o automóvel precisa passar por um check-up e verificar se está funcionando corretamente. Quando a locadora de carros decide colocar GNV, ela perde o direito de fazer isso junto à fabricante. Afinal, a mecânica original foi alterada.
Esse problema pode não somente pesar para o bolso da empresa de aluguel de carros, já que com a fabricante sempre sai mais barato que os demais profissionais, mas também pode fazer com que o automóvel passe pelas mãos de pessoas não tão confiáveis.
Dessa forma, você nunca saberá se o carro está realmente bom ou não para rodar. Se tiver que alugar durante um prazo maior, pode ainda trazer dores de cabeça, já que não se sabe quais problemas podem acontecer nesse período.
Conclusão
Por isso, mesmo que você esteja em busca de um aluguel de carro com GNV, coloque em mente que talvez essa não seja a opção mais favorável. O automóvel pode, sim, rodar com menos dinheiro gasto no combustível, mas as chances dele ter menos velocidade e até mesmo apresentar um problema são maiores. Ou seja: o barato pode sair caro.
Além disso, as oficinas não dão a garantia que uma fabricante oferece, portanto as locadoras podem colocar carros para rodar com menos qualidade. Invista, então, em aluguéis de carros que passam mais segurança principalmente na mecânica.