Nos últimos anos, a repercussão sobre a ampliação do consumo de bens de luxo nos países orientais aumentou consideravelmente. Liderado pela China, o mercado oriental já se estabeleceu como uma potência no segmento de luxo e prova disso é que algumas das principais marcas do setor estão investindo de forma contundente para ampliar sua participação por lá.
Entretanto, ainda não se tornou rotineira a publicação de conteúdos que abordem a realidade de outro país que vem se tornando um destino fundamental dentro do mercado de luxo contemporâneo: a Índia.
Com uma população que supera 1,3 bilhão de habitantes, cresce sistematicamente o número de consumidores com alto poder aquisitivo no país e que se configuram como clientes preferenciais dos produtos de luxo. Para se ter uma ideia do tamanho do mercado, uma pesquisa divulgada em 2017 já colocava a Índia como a quarta nação do mundo com o maior número de bilionários.
E as experiências se destacam entre os principais interesses dos consumidores de luxo indianos. A empresa Quintessentially Lifestyle, especializada em serviços de concierge, oferece aos seus clientes indianos roteiros turísticos personalizados e exclusivos.
Outro segmento que também vem se destacando no mercado de luxo do país é aviação. Os clientes do setor cada vez mais estão buscando a aviação privada como alternativa para suas viagens. É possível até mesmo a reserva de jatos particulares através da internet.
Com um dos mais amplos mercados consumidores do mundo e uma classe abastada que busca viver experiências cada vez mais interessantes, o desafio das empresas de luxo, mais do que nunca, é entender os desejos dos indianos e, assim, encontrar alternativas para atendê-los da melhor e mais lucrativa maneira possível.
Conteúdo desenvolvido por Manu Berger
Sobre Manu Berger:
Manu Berger é especialista no mercado de luxo e atua como mentora de negócios, consultora empresarial, palestrante e nome referência para ministrar cursos, treinamentos e workshops na área. Ela também criou um serviço exclusivo para novos empreendedores que precisam desenvolver estratégias para conquistar o mercado, chamado Imersão de Negócios. Além disso, fundou o Portal Terapia do Luxo, que hoje é um dos veículos digitais mais renomados do setor, onde escreve semanalmente em sua coluna sobre o mercado de luxo. No Portal Administradores.com, também produz artigos sobre sua visão atual do mercado, para posicionamento de marcas. Ainda é autora de dois livros, um deles recém laçado e totalmente digital: “7 anos de luxo em 70 artigos”.