O isolamento social provocado pelo coronavírus fez com que a maioria dos profissionais trabalhassem via home office. Porém, mesmo com a diminuição dos casos devido ao avanço da vacinação, será cada vez mais comum que as pessoas trabalhem em casa.
Ou seja, é possível dizer que o trabalho híbrido – alguns dias em casa e outros no escritório – será uma tendência nos próximos anos. Porém, por mais que pareça ser benéfico podem acontecer problemas como a falta de concentração.
Pensando nisso, veja como você pode evitar esses problemas e executar o seu serviço com maior qualidade, seja você o colaborador de uma empresa de sistema de emissão de nota fiscal ou de qualquer outra companhia.
1 – Tire o pijama e coloque a roupa de trabalho
Mesmo durante o home office, é necessário agir igual aos dias de trabalho presencial. Isso porque quando você passa o dia todo de pijama, a tendência é que seu rendimento seja mais baixo, pois o seu corpo e o seu cérebro não associam que você está trabalhando.
Então, tome banho, escove os dentes e coloque uma roupa bacana. Certamente isso ajudará a manter a produtividade sempre alta no trabalho.
2 – Cuidado com as distrações
Trabalhar em casa pode ser sinônimo de distração, afinal, se você mora com outras pessoas, pode conviver com conversas paralelas. Entretanto, se você mora sozinho, o celular e a televisão podem ser seus grandes inimigos.
Pensando nisso, caso você divida o lar com os seus familiares ou amigos, deixe bem claro qual o seu horário de trabalho, ou seja, em qual período você precisa estar concentrado para produzir.
Essa ação deve ser feita assim como uma declaração de bens ganho de capital. Isso quer dizer que da mesma forma que você declara os bens para uma instituição, você deve declarar e informar os seus horários para as pessoas com quem divide a casa.
Sobre o celular e a televisão, o ideal é estipular uma pausa de 10 minutos de manhã e 10 de tarde para resolver isso, assim você evita ficar o tempo todo com o celular na mão ou o tempo todo vidrado na TV.
3 – Mantenha o seu espaço de trabalho arrumado
No home office o seu espaço de trabalho é a sua casa, por isso é importante manter tudo organizado, principalmente porque essa ação evitará muitas paradas durante o trabalho. Isso porque quando você está olhando para a bagunça, a tendência é de querer arrumá-la.
Por exemplo, imagine que você está trabalhando e olha para a mesa na sua frente e vê diversos produtos promocionais para brinde de um aniversário que você foi no fim de semana. Certamente, sua vontade será parar a produção e arrumar os itens na mesa.
É importante dizer que isso se aplica a muitos tipos de ‘bagunça’, por exemplo, louça para lavar, roupa para lavar, cama para arrumar, casa para limpar, entre outras situações. Por isso, ter um lar organizado, ajudará na sua produtividade empresarial.
4 – Estabeleça uma ordem de prioridades
Para que o home office seja produtivo, você pode apostar em uma planilha de ordem de prioridade. Desse modo, você pode dividir o seu dia, por exemplo:
- De manhã: fazer reuniões com os investidores;
- De manhã 2: organizar documentos dos investidores;
- Parada para almoço;
- De tarde: falar com a consultoria de contabilidade sobre os documentos;
- De tarde 2: fazer reunião de fim de dia.
Percebe como essa divisão de tarefas e de prioridade faz com que o dia fique mais organizado e completo?
Com essa ação, você conseguirá cumprir tudo o que foi estipulado, bem como ainda pode ter tempo para correr com ações para os outros dias da semana, adiantando todos os possíveis problemas.
Considerações finais
Depois de anotar tudo que falamos no artigo em questão, selecionamos alguns tópicos para você focar e não perder a disciplina no home office, sendo que eles são os seguintes:
- Tire o pijama e coloque a roupa de trabalho;
- Cuidado com as distrações;
- Mantenha o seu espaço de trabalho arrumado;
- Estabeleça uma ordem de prioridades.
Com tudo o que foi dito, certamente, você se adaptará ao home office, inclusive, querendo eliminar o presencial da sua vida. Então, foco nas dicas, pois elas jogarão sua produtividade nas alturas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.