O PS Poliestireno é um termoplástico que se assemelha ao vidro e ao acrílico em transparência, solidez e brilho. No entanto, este material apresenta vantagens únicas e incomparáveis.
É um elemento extremamente vantajoso e importante para o mercado. Para ter uma noção, esse foi o primeiro plástico a ser produzido industrialmente no mundo, o que aconteceu na década de 1930 na Alemanha.
O que é curioso por outro motivo: a descoberta tem data de quase um século antes, em 1839.
De qualquer forma, atualmente é utilizado em vários segmentos da economia, em uma infinidade de projetos. Isso porque ele tem um excelente custo-benefício aos produtos, oferece ótima qualidade estética, facilidade de processamento e é 100% reciclável – o que aumenta ainda mais a sua vida útil.
É um material atóxico, transparente, resistente e sólido, entre outros aspectos importantes sobre ele.
O que muitos se perguntam é em quais condições o PS pode ser aplicado. Isto é, em que tipo de produto e equipamento o poliestireno pode ser utilizado?
A lista para responder essa questão é longa, já que este é um material versátil. Então, o ideal é entender um pouco mais sobre sua composição e diferenciais. Assim, terá uma clara noção das aplicações mais famosas do PS no mercado hoje em dia.
Portanto, a seguir, entenda o que é o poliestireno e saiba um pouco mais sobre sua composição.
Ainda daremos alguns exemplos de aplicações deste material para você ficar por dentro do tema e utilizar o PS em projetos de forma mais adequada. Acompanhe!
O que é Poliestireno? Qual a composição deste material?
O que torna um material de alta qualidade? A sua composição, é claro. A forma como a matéria é produzida interfere diretamente nos seus benefícios, funcionalidades e diferenciais.
Por isso, saber a composição do PS é uma excelente ideia para entender mais sobre as aplicações do material. O que é poliestireno? Esse material é produzido a partir de combustíveis fósseis não renováveis (ou seja, recursos que não se renovam na natureza).
Neste caso, o PS é feito por meio da polimerização do estireno, um líquido oleoso e incolor que encontramos no meio ambiente e conta com diversos anéis benzênicos em suas cadeias poliméricas.
Uma das principais características que devemos nos atentar é que o PS é um termoplástico. Sendo assim, ele se torna moldável quando exposto ao calor e endurece quando está em baixas temperaturas – abrindo um leque de possibilidades para a criação de produtos a partir do poliestireno.
O que diversas pessoas não sabem é que existem dois tipos de poliestireno disponíveis no mercado atualmente, o standard e o PSAI. Saiba mais!
PS Standard e PSAI: quais as diferenças?
O PSAI, mais conhecido como o PS de alto impacto, se dá por chapas mais resistentes a impactos e a altas temperaturas. É um material leve e flexível, que pode ser moldado, cortado, colado, dobrado e muito mais.
É possível vê-lo em várias cores e acabamentos, como em vermelho, preto, verde, azul, com brilho ou fosco, entre outras diversas possibilidades. É possível, inclusive, adesivá-las para ter um design ainda mais atrativo.
Outro ponto positivo desse material é que ele oferece baixo custo aos projetos. Já o PS Standard apresenta outras características e benefícios.
Ele é menos resistente, tem excelente transparência e também é bastante versátil, podendo ser furado, dobrado, parafusado (ao contrário do PSAI) e muito mais.
Trata-se de uma matéria leve, rígida e que está disponível em poucas cores, como o branco leitoso e o cristal.
É uma ótima alternativa para substituir o acrílico e até mesmo o policarbonato em algumas situações, ainda mais porque apresenta um custo muito baixo, o que atrai diversas pessoas.
Vale ressaltar que não há uma opção melhor que a outra e sim o material mais indicado para cada necessidade. Com tudo isso em mente, vamos às aplicações do poliestireno, seja ele Standard ou PSAI.
Aplicações do Poliestireno
O poliestireno pode ser aplicado em vários tipos de projetos, como já mencionamos. Dentre eles, aquelas dos setores automobilístico, alimentício, médico, na área de comunicação visual e muito mais.
Muitas empresas usam o PS para fabricar os materiais usados em pontos de venda (PDV), por exemplo – como naqueles totens promocionais, balcão de degustação, gôndola, displays, placas, decorações internas e externas, brindes, embalagens, painéis, fachadas, entre outros inúmeros exemplos.
Além disso, pode ser usado na fabricação de recipientes para bebidas e comidas quentes (por ter propriedades isolantes térmicas), em pentes, caixas térmicas, embalagens de maquiagem, caixinhas de CDs e outros produtos.
É usado na produção de revestimentos de portas de geladeiras, equipamentos de laboratório (como pipetas descartáveis, seringas, béqueres e funis de plásticos), tubos de centrífuga para laboratórios e outros equipamentos essenciais.
Além dos produtos utilizados em casa mesmo, como os potes de margarina, disjuntores e embalagens de pastas. Esses são apenas alguns exemplos de como o PS pode ser versátil e funcional.
As aplicações são incontáveis e todas têm alta qualidade e resistência em comum!