Os Comandos elétricos fazem parte do nosso dia a dia, pois praticamente tudo que nos envolve necessita de eletricidade e automação.
A principal responsável pela a vida que nos temos hoje é a eletricidade, desde a comunicação feita à distância, o desenvolvimento das indústrias e o uso da internet em todo o mundo.
Ela é dividida em 4 áreas que são a geração, transmissão, distribuição e consumo.
Por sua vez, os comandos elétricos têm a responsabilidade de fazer todas às essas áreas funcionarem corretamente por meio de acionamentos de máquinas e equipamentos.
O que são Comandos Elétricos?
Eles são o principio da automação em todas as áreas da eletricidade por serem responsáveis pela a parte logica de comandos e acionamentos.
Por isso, a sua função principal é fazer o acionamento das máquinas elétricas e equipamentos como, por exemplo, motores trifásicos que são encontrados nas indústrias.
Os comandos podem ser utilizados para diversas finalidades como, por exemplo, para fazer o funcionamento de elevadores, esteiras rolantes, processos de produção de industriais e entre outros.
Para que a compreensão dos comandos seja fácil dividem-se em circuito de força ou de cargas, para fazer a ligação dos motores e equipamentos.
- Circuito de Cargas:
Esse circuito pode ser de uma fase (monofásico) de duas fases (bifásico) ou de três fases (trifásico), onde as quantidades de cargas de energia elétrica representam a sua potência total.
- Circuito de comandos:
É nesta que se encontram os comandados ou controles de acionamento e a sinalização, além das combinações de elementos que ajudam na execução do acionamento das cargas e sinaleiras por meio de uma combinação de lógica de elementos.
Como eles são acionados?
Existem duas formas de acionamento para os principais comandos que existem no mercado que são os acionamentos convencional ou eletrônico.
Na primeira opção são usados dispositivos eletromecânicos para dar partida no motor.
Na segunda opção, são usados dispositivos eletrônicos, como inversores de frequência ou softwares.
Para fazer a proteção dos equipamentos contra qualquer alteração na tensão, curtos-circuitos ou mudança de intensidade na corrente elétrica que faz a alimentação e assim evitar que eles sejam danificados.
Para fazer essa proteção são usados alguns dispositivos como disjuntores, relés ou fusíveis.
Componentes usados nos comandos elétricos
Conheça os principais componentes que fazem parte dos comentados elétricos.
- Botoeiras
As botoeiras são conhecidas popularmente como “botão de comando” elas são responsáveis por ligar e desligar os circuitos.
As mais comuns possuem contatos do tipo normalmente aberto (NA) e normalmente fechado (NF) que permitem diversas configurações.
Algumas possuem um dispositivo de retorno por meio de mola, que ao ser pressionado retornam para posição inicia, neste caso são denominados botões pulsadores.
Além das botoeiras existem outros tipos de atuadores como chaves rotativas, pedais e entre outros.
Para facilitar o acionamento por meio das botoeiras cada uma delas possui uma cor definida de acordo com a sua função.
- Relés
O relé é um dispositivo eletromecânico que possui um funcionamento simples, quando uma corrente circula pela bobina, ela gera um campo eletromagnético que atrai diversos contatos.
Eles por sua vez, abrem e fecham os circuitos quando a corrente elétrica tem a sua passagem pela bobina interrompida e assim o campo magnético também é interrompido, dessa forma os contatos voltam para as posições de origem.
- Contator
Ele é um dispositivo eletromecânico e a sua função e fazer o controle da passagem de altas correntes. Ele também possui a configuração NA e NF.
O Contator vem com uma bobina que cria um campo eletromagnético que proporciona o movimento e a mudança de posição dos seus contatos.
- Sinalizadores
Eles são dispositivos que fazem a sinalização para o operador quando uma situação necessita de atenção. Ele pode ser do tipo luminoso ou sonoro, geralmente os sinalizadores mais usados são os luminosos.
- Fusíveis
Os fusíveis são dispositivos populares conhecidos por milhares de pessoas, por estarem presentes em diversos locais como, por exemplo, nos carros, motos e entre outros locais, a sua função é fazer a proteção do circuito instalado contra a queima ou curto-circuito.
- Disjuntores
Eles são dispositivos que fazem a proteção da mesma forma que os fusíveis protegem o circuito contra qualquer sobrecarga ou curto.
No entanto, diferente dos fusíveis o disjuntor não é descartável e possui características distintas.
Conclusão
O que você viu até aqui é apenas um pouco sobre os diversos assuntos sobre comandos elétricos.
Quem busca adquirir conhecimento nessa área precisa fazer um curso para poder entender sobre as NRs, formas de funcionamentos e entre outros assuntos.