Com o início da pandemia em decorrência do coronavírus em março de 2020, as medidas de segurança foram prontamente divulgadas pelos órgãos de saúde e seguidas pela população.
Além do uso de máscaras, álcool em gel e outros fatores de higiene pessoal, o isolamento social foi a medida que mais marcou a população. As aglomerações foram proibidas e as pessoas deveriam permanecer o máximo que podiam em casa.
Desta forma, as empresas precisaram se readaptar e aquelas que conseguiam trabalhar de forma remota, foram obrigadas a aderir o home office. De início, foi um choque tanto os colaboradores, quanto os empreendedores precisaram se adequar ao novo método de trabalho.
No entanto, ao longo dos meses, muitas empresas perceberam que o home office é extremamente vantajoso e funcional. Os profissionais não passam por estresse de locomoção, estão mais dispostos e ainda há a redução de custos com o local de trabalho, vale transporte e outros.
Sendo assim, grande parte das empresas vão estender o home office por mais alguns meses ou até mesmo adotá-los para os próximos anos. Outras preferiram trabalhar com um sistema híbrido, alguns dias em casa, outros presencial.
O fato é que o home office traz alguns desafios para a rotina de trabalho, os quais os colaboradores e empreendedores ainda estão aprendendo a lidar. É o caso das demissões. Como desligar alguém de forma remota?
Sem o contato pessoal, esse procedimento se torna ainda mais tenso, preocupante e traumático, dependendo da forma que for feita. Por isso, é fundamental que os departamentos de RH e empreendedores entendam como desligar colaboradores de uma forma humanizada e respeitosa.
Afinal, todos passaram por dias difíceis na pandemia e a população em geral ainda enfrenta a crise financeira causada pelo coronavírus. Então, para ajudar, daremos algumas dicas de como fazer demissões remotas.
Acompanhe.
Demissão em home office: como fazer?
Demissões são sempre sensíveis. É um momento delicado para ambos os lados, o profissional pode ter um choque frente à notícia, se sentir ansioso, preocupado e com medo do que acontecerá com ele e seus dependentes, caso houver.
Em meio à uma crise econômica, é difícil assimilar a ideia de que ficará sem renda por um tempo. Por isso, para muitos, o desligamento é uma situação traumática, a qual gera impactos negativos em toda a vida do colaborador.
Por outro lado, nenhum profissional da empresa deseja dar más notícias a outros como essa. Ninguém gosta de ter que demitir alguém e enfrentar a reação das pessoas diante do comunicado.
É, de fato, uma situação delicada. Em home office, isso pode ser ainda mais complexo, dado que perdemos o olho no olho, aquele contato mais humanizado. Além disso, as questões burocráticas, como assinatura de contratos e outros, se tornaram ainda mais demoradas.
Então, a pergunta mais feita nos últimos tempos relacionada ao tema é: como demitir alguém em home office? Em especial, de forma humanizada, reduzindo os impactos negativos na vida do colaborador?
É um momento difícil, não tem como negar, mas podemos transformá-los em um momento menos traumático, mesmo à distância. A seguir, confira algumas dicas!
Faça um processo rápido, sem suspense
O ideal é marcar uma conversa com o colaborador o mais rápido possível, se puder combinar um call logo em seguida deste primeiro contato, melhor ainda. O colaborador não fica ansioso e preocupado por mais tempo.
Também é interessante comunicar o colaborador que será uma conversa um pouco mais longa e pedir para que ele se acomode em um ambiente quieto, que ele não seja interrompido.
O profissional responsável por dar o comunicado deve ligar a câmera e reservar um espaço privado para que ele também não seja interrompido ao longo dessa conversa, que é mais delicada e complexa.
Lembre-se: deve ser um momento humanizado, mas objetivo. Entenda a seguir!
Empatia e objetividade: este equilíbrio é essencial!
Demissões sempre requerem sensibilidade da parte do comunicado, seja presencialmente ou não . No contexto atual em que vivemos, essa empatia deve ser redobrada, mas isso não quer dizer, que é preciso ficar dando voltas até chegar no fato da demissão ao comunicar o colaborador.
O ideal é que, de forma humanizada, o profissional explique qual a natureza daquela demissão com sinceridade, se a motivação foi causada pela crise econômica ou se realmente o desempenho do trabalho da pessoa deixou a desejar, por exemplo. Além de comunicar quais os direitos assegurados que a empresa irá garantir e outras informações burocráticas.
O profissional deve ser claro e direto, orientando sobre tudo que a pessoa deve saber dali em diante. Quando a demissão é decidida pela empresa, informar qual o tipo de demissão, se haverá exigência do cumprimento do aviso prévio, ou seja, até quando o colaborador deverá trabalhar para a organização, se o mesmo tem direito de permanecer com o plano médico (geralmente assumindo os custos) ou se realmente o contrato prevê o cancelamento do plano médico, é interessante nessa situação, orientar a pessoa sobre o prazo que ela tem para utilizar e dar andamento em algum tratamento agendado previamente. Resumindo, prepare todas as informações possíveis considerando os benefícios que o colaborador recebia, os prazos, descontos, tudo que a pessoa precisa saber naquele momento.
Importante: não é hora de dar feedbacks, especialmente quando se refere às atitudes e ações do colaborador, que nunca foram abordadas com ele anteriormente. Esse momento deve ser feito durante a jornada do colaborador, ao longo do tempo de trabalho, para que ele tenha chance de mudar suas atitudes, por exemplo.
Depois, a equipe de RH deve enviar os documentos por e-mail para que o colaborador assine virtualmente (se possível dando instruções de como ele pode fazer isso) e formalize tudo que foi questionado e orientado, para que ele possa consultar se tiver dúvida.
É um momento difícil, mas necessário, ao qual precisamos nos adaptar. No entanto, a humanidade, empatia e respeito devem permanecer – seja no ambiente virtual ou presencial. Lembre-se: do outro lado da tela, há uma pessoa.
Com isso em mente, o processo de demissão online se torna menos traumático para ambos os lados.
Se preferir, conte com uma consultoria de RH
Empresas que preferem ter um apoio profissional neste momento podem contar com as consultorias de RH. Uma equipe especializada ajudará a idealizar um processo de demissão em home office eficiente, empático e menos traumático.
Procure por uma empresa desse segmento capacitada e entenda como este serviço funciona na prática!