Quando o assunto é sobre transporte de cargas pesadas, é possível que surjam algumas dúvidas a respeito da diferença entre cada tipo de equipamento!
É por isso que, quando for pesquisar sobre isso, procure fontes confiáveis e informações de especialistas que podem te ajudar a encontrar a melhor solução para o que você precisa.
Existem diversos fatores que influenciam a escolha da máquina ideal para o transporte, movimentação ou descarregamento de cargas. Isso tudo pode ser necessário durante um projeto industrial ou uma obra (construção civil).
Sendo assim, é preciso analisar vários fatores da atividade que você precisa realizar – como peso da carga, distância percorrida pelo equipamento ou a altura que deve alcançar – e também do local que será feito para escolher qual transporte utilizar.
Ou seja, não é simplesmente chegar em uma locação de guindastes e de guindautos, perguntar qual é o serviço mais barato e contratar!
O que é um guindaste?
Os guindastes são bem conhecidos e feitos para elevar/movimentar cargas pesadas. A capacidade de peso vai variar de acordo com o modelo de guindaste! Por isso, é preciso ter todas as informações possíveis antes de alugar ou comprar um equipamento.
Esta máquina é constituída por uma torre equipada com roldanas e cabos. Existem modelos de guindastes que se locomovem sobre pneus e outros sobre esteiras.
E o que é um guindauto?
Também conhecido como caminhão munck, o guindauto conta com sistema hidráulico e tem um braço articulado com um gancho para que seja possível realizar as atividades de carga e descarga.
Esse equipamento é bem versátil, no entanto, serve para operações menos complexas do que as que usamos guindastes! Inclusive, para usar um munck, é importante garantir que toda a operação será conduzida em um local com superfície plana e firme – já que seus pneus não são adeptos a um terreno com acidentado.
Quando usar guindaste e quando usar guindauto?
O guindaste é um equipamento que consideramos de grande porte. Sua estrutura conta com computadores de bordo para a realização de serviços de alta complexidade – considerando raio, altura, peso e outras características.
Por seus diferenciais, o guindaste é usado principalmente em atividades que exigem o transporte de cargas extremamente pesadas. Também é útil por poupar força humana, reduzir a mão de obra, proporcionar maior mobilidade e mais segurança aos operadores.
Já o guindauto é um veículo que tem braços mecânicos, sendo capaz de dar conta das operações mais simples! Por isso, sua versatilidade é incomparável e super útil para diversos segmentos. O uso do munck atende desde o uso florestal até o içamento de grandes volumes – como na carga, movimentação e descarga de contêineres, suporte na montagem de estruturas metálicas e de concreto, movimentação de maquinário pesado, transporte rodoviário de equipamentos pesados, movimentação de silos e tanques de diversos tamanhos.
Entende-se então que, o munck pode ser considerado como uma perfeita junção/fusão de guindaste com um automóvel! Esse veículo tem alta resistência, versatilidade de modelos, cumpre com as mesmas atividades de um guincho e sua locação é acessível!
O que é melhor: comprar ou alugar esses transportes?
Se você acha que um automóvel comum dá muita despesa, não imagina o quanto pode ser caro manter um transporte de grande porte.
Quando se tem capital de investimento para comprar e manter os equipamentos, como é o caso de grandes empresas (geralmente multinacionais), a compra pode ser uma boa ideia.
Mas, em outros casos a locação tem mais vantagens – como a facilidade e a agilidade de ter a máquina.
Quando você aluga ao invés de comprar, dispensa toda burocracia que pode dar dor de cabeça e ter muito transtorno. Ou seja, todas as responsabilidades legais são parte total da empresa!
Vale lembrar também que todo transporte requer manutenção, cuidados e avaliações recorrentes. Sem todas essas ações, fica impossível garantir o bom funcionamento do aparelho. Obviamente isso só acaba gerando mais gastos!
Também é preciso considerar os gastos de investir em galpões para o armazenamento das máquinas.
Ou seja, fica bem claro que o melhor é fazer uma boa pesquisa sobre o segmento, fazer cotações com as empresas que mais te interessam (verificando se tem experiência no mercado e se são sólidas) e optar pela locação de guindautos ou guindastes!