A aplicação de botox para impedir linhas de expressão e rugas é bastante reconhecida por seus excelentes resultados na estética. Mas você tinha conhecimento que a toxina botulínica também pode ser usada em tratamentos odontológicos para aprimorar também a estética e, ainda, resolver disfunções?
Cada vez mais dentistas têm apostado nesse recurso para aliviar adversidades assimetrias no sorriso e garantir uma melhor saúde bucal.
Nesse post, você saberá melhor como essa substância é usada na odontologia e quais cuidados têm de ser tomados para assegurar resultados melhores.
Quer entender mais sobre o assunto? Leia atentamente esse post.
O que é o botox e como ele funciona?
A toxina botulínica, mais conhecida como botox, é uma substância formada pela bactéria Clostridium Botulinum que, depois de ser purificada e industrializada, é usada para tratamentos terapêutico e estéticos.
A toxina trabalha impedindo a liberação de um neurotransmissor conhecido como acetilcolina, responsável por realizar a ligação entre o cérebro e os músculos. Com isso, o botox faz a paralisação dos músculos da região em que foi aplicado e permite que o tecido relaxe.
Na estética, essa paralisação é usada para combater produção de marcas de expressão, rugas e também no tratamento de sudorese excessiva, assim bloqueando o estímulo das glândulas sudoríparas.
Já na odontologia, a toxina é usada no intuito de eliminar incômodos, dores e aliviar disfunções, como o bruxismo, além de aprimorar a estética bucal.
Quais as indicações do botox na odontologia?
Os dentistas estão autorizados e são capacitados para fazerem aplicação de botox em procedimentos que entendem sobre a cavidade bucal, aprimorando assimetrias e aliviando as dores. A seguir, verifique as principais adversidades que podem ser solucionadas com o tratamento.
Sorriso gengival
O sorriso gengival é um caso puramente estético, que apesar de não causar adversidades funcionais, pode amofinar o paciente e, até mesmo, atrapalhar sua autoestima. Quem tem esse tipo de característica, quando sorri, tende a mostrar muito a gengiva, em razão de uma maior elevação do lábio superior.
Nesse caso, o botox é uma opção ao procedimento cirúrgico e deve ser aplicado nos músculos responsáveis pela elevação do lábio, e assim o lábio não será puxado para cima quando a pessoa sorrir, harmonizando a estética.
Sorriso assimétrico
O sorriso assimétrico acontece quando um dos lábios ou um dos lados do lábio se estica mais que o outro quando a pessoa sorri, mostrando os dentes de modo desproporcional. Assim como no caso anterior, o botox atua corrigindo o problema através do relaxamento da musculadora do lábio, permitindo que o sorriso fique mais equilibrado.
Bruxismo
Outro transtorno que pode ser aliviado com a utilização do botox é o bruxismo, uma disfunção que faz com que a pessoa acabe rangendo e apertando os dentes durante a noite. A pressão ocasiona pela condição causa dores na cabeça e nas articulações, podendo acontecer, inclusive, a quebra ou desgaste dos dentes.
Como é feita a aplicação?
A aplicação do botox em Contagem é feita no consultório odontológico através de injeções da substância em pontos específicos conforme a adversidade. Nos primeiros dois ou três dias aparecem os resultados iniciais e o resultado final pode ser observado em 15 dias.
O botox não dura para sempre, tanto nos tratamentos estéticos como nos procedimentos odontológicos, é preciso ser reaplicado depois de três ou seis meses para manutenção do efeito.
Existem contraindicações?
Sim. Embora esse procedimento seja pouco invasivo, tem pessoas que não devem fazer a aplicação do botox, é o caso, por exemplo, das grávidas e lactantes e de quem possui doenças autoimunes.
Ademais, pessoas alérgicas a lactose ou com sensibilidade aos componentes do botox também estão entre as restrições. Assim como portadores de doenças neuromusculares ou que estejam fazendo tratamento com aminoglicosídeo.
Quais cuidados precisam ser tomados?
O procedimento é um pouco simples, contudo, ser cauteloso pode fazer com que os efeitos sejam mais duradouros e mais eficientes. Entre eles:
- Evite a prática de exercícios físicos nos dois primeiros dias;
- Evite viagens aéreas imediatamente após o procedimento;
- Evite massagear a região da aplicação para que não ocorra difusão do produto;
- Evite banho de sol pelos 10 primeiros dias e use protetor solar caso seja inevitável;
- Fique em posição vertical, sem deitar, pelas primeiras 4 horas.
Inicialmente, é normal observar inchaço e vermelhidão em volta dos pontos aplicados, bem como dores locais e dores de cabeça. Essas reações são aguardadas e devem desaparecer em, no máximo, 24 horas.
Resumindo, a aplicação de botox, é um procedimento que pode ser feito pelo dentista para aprimorar assimetrias no sorriso e amenizar dores nos dentes e articulações. O tratamento tem ótimos resultados, contudo, é relevante averiguar com o profissional, qual a marca da toxina botulínica usada no consultório e se ela conta com aprovação da Agência de Vigilância Sanitária.