Sofrendo com essa mania? Veja nossas super dicas para parar de roer unhas e estar com elas bem cuidadas sempre!
Com a chegada do ano novo, muita gente quer se cuidar para ficar bem para as festas. E um dos seus cuidados envolve as unhas para o ano novo. E que triste olhar para nossas unhas e ver que estão mal cuidadas, ou pior, roídas. Roer as unhas pode não ser apenas uma mania, e sim acabar se tornando uma doença, que em sua maioria está ligada a insegurança e principalmente a ansiedade. Geralmente as pessoas começam a roer unhas na infância, sendo que o problema só vai se agravando com o passar do tempo, sendo algo bastante comum entre homens e mulheres.
Vamos falar dos problemas relativos ao vício incômodo de roer unhas, além de dicas de como parar de roer unhas de uma vez por todas.
Quais são as consequências de roer unhas?
Bem, precisamos falar que além de deixar as mãos feias, o ato de roer as unhas facilita a entrada de várias bactérias no organismo humano. Os “roedores” também ficam suscetíveis a contrair micoses nos dedos. Sem falar no estado que os dedos ficam, todos machucados, com pequenos sangramentos.
O problema é ainda pior nas mulheres, que ficam com unhas mal feitas e danificadas. Não podendo realçar a beleza com esmaltes, decoração ou desenhos nas mesmas. E é inegável que as unhas compõem de forma perfeita um belo visual.
Roer unhas é algo problemático, no entanto não existem motivos para desespero, pois o tratamento pode ser feito em casa mesmo, sendo necessária muita força de vontade e iniciativa, sem falar em alguns truques que alertarão quando o roedor for cometer o ato.
Siga abaixo algumas dicas para parar de roer as unhas
Meninas podem manter as unhas com esmaltes coloridos – o que costuma funcionar como um lembrete de que elas não poderão roer as mesmas. Outra opção é usar esmaltes que tenham sabores amargos. Os esmaltes de sabores amargos também podem ser usados por homens, por serem incolores e darem um acabamento muito similar ao de uma base.
Passar óleo de oliva ou óleo secante para esmaltes também pode funcionar, já que estes irão endurecer as unhas e dificultarão o ato de roer. Unhas postiças ou de porcelana também podem ser utilizadas, embora elas sejam um investimento um pouco alto demais para deixar de roer unhas, já que os dentes podem danificá-las da mesma forma.
Outra dica é colocar pimenta nas unhas, de modo que quando você roê-las sua boca ficará ardendo. Isso causará um condicionamento de comportamento estimulando você a parar. Esta dica é especialmente interessante para crianças, mas é necessário tomar cuidado com o tipo de pimenta passada e as consequências que isto pode ser para a pele dos dedos. Especialmente se, por exemplo, você passar óleo e a criança pegar sol, podem existir queimaduras. É possível também que a criança tenha irritações de pele.
Quando é necessário procurar ajuda?
Se nenhuma destas formas de parar de roer unhas funcionar para você ou se ele se tornar um problema social complicado demais para resolver sozinho, pode ser o momento adequado para consultar um psicólogo.
Com ajuda profissional, você pode eliminar a razão por trás do vício, fazendo assim com que a necessidade seja, se não destruída, muito diminuída.Você terá muito mais qualidade de vida com esse problema resolvido.
Considerações finais
Como você pode ver existem várias alternativas, agora o próximo passo é testar qual funciona melhor com o seu problema, por isso tenha muita força de vontade e boa sorte.
Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários! Quem sabe não vira um novo artigo?