Baú, caçamba, graneleiro, basculante, munck, entre outros termos, são conhecidos no mundo do transporte de cargas pesadas. Este é um dos segmentos mais valorizados do país, portanto, variedade de caminhões é o que não falta.
Essa variedade pode confundir as pessoas leigas no assunto e até mesmo aqueles que já trabalham nessa área. Afinal, saber o que é cada tipo de caminhão e entender para que cada um serve é mais difícil do que parece.
Contudo, quem trabalha com transporte de cargas ou precisa realizar algum projeto neste segmento, deve conhecer os tipos de carroceria disponíveis para os veículos de carga.
Isso porque uma escolha inadequada pode trazer inúmeras dores de cabeça e muitos prejuízos para a empresa que está trabalhando e até mesmo para o serviço que está sendo prestado.
Imagine que você escolha a carroceria errada e o material despenque, se quebrando por inteiro e causando um acidente na rodovia. Tudo isso precisa ser bem pensado antes de qualquer decisão.
Para ajudar, decidimos abordar o que é cada tipo de carroceria e como elas funcionam. Em especial, vamos indicar para que cada um dos modelos servem, isto é, para quais serviços são mais indicados.
Então, acompanhe! Neste conteúdo você aprenderá tudo isso e muito mais.
Tipos de carroceria mais utilizados no país
Antes de qualquer coisa, devemos entender o que é a carroceria de um caminhão. Esse termo se dá pela estrutura montada sobre o chassi de um veículo automotor – como os caminhões – e que serve para acomodar motoristas, passageiros e cargas.
Em resumo, o termo carroceria é usado para se referir apenas à parte traseira dos caminhões, no local onde são acomodadas as cargas. Essa característica é o que mais interfere na realização dos serviços e também que diferencia um caminhão do outro.
Como mencionamos, há vários tipos de carroceria disponíveis no mercado e até mesmo alguns modelos em que a parte traseira do caminhão não há um espaço para armazenamento e sim para o içamento de cargas, como os muncks.
Nesses veículos, na carroceria há um braço hidráulico – como os dos guindastes – que içam e movimentam os materiais. Além desse modelo, há vários outros que são fundamentais para o dia a dia dos profissionais do segmento de transportes.
A seguir, conheça cada um deles separadamente para entender tudo que precisa sobre eles. Faça a escolha certa e evite uma série de transtornos com o transporte, material e profissionais envolvidos.
Os modelos de carroceria mais usados são divididos em dois: as carrocerias abertas e as fechadas. Veja.
Carrocerias abertas
Um dos modelos mais utilizados é a carroceria de grade baixa ou carga seca. Esse modelo serve para o transporte de carga seca em geral, como mercadorias encaixotadas ou paletizadas, madeiras, chapas e barras de aço, peças, sacos, engradados, latas, cilindros e tambores, entre outros.
Conta com fácil carga e descarga. Confira outros:
Grade alta/ granaleiro: é o caminhão ideal para o transporte de cereais a granel, como soja, milho, arroz e feijão, além de adubos, fertilizantes, mercadorias encaixotadas, engradados, chapas e barras de aço, sacos, entre outros materiais.
Tudo isso porque as grades maiores permitem melhor armazenamento das cargas.
A carreta prancha é ideal para o transporte de cargas indivisíveis, como máquinas pesadas, por exemplo.
Carreta plataforma/ reboque é a carroceria utilizada para o transporte (e/ou socorro) de veículos.
Carrocerias fechadas
Agora, vamos aos caminhões de carroceria fechada:
Carroceria baú: ela é usada para transportar caixas, sacas, paletes, fardos, embalagens e cargas secas em geral. Isso porque ela é fechada e pode proteger esses materiais.
Outro modelo é a carroceria sider: ela é um baú lonado, ideal para o transporte de cargas de alto volume, já que permite carga e descarga pelas laterais, agilizando os serviços prestados.
Conheça mais alguns modelos conhecidos
Citamos as carrocerias mais utilizadas e conhecidas no mercado, no entanto, ainda há várias outras disponíveis que são extremamente úteis, como os caminhões basculantes.
Eles são muito usados pela construção civil, principalmente no transporte de areia, brita, terra e outros produtos a granel. Isso porque esses elementos podem ser descarregados por escoamento livre por meio de um basculamento da caixa de carga.
É muito mais prático. Outro modelo é a carroceria canavieira, ideal para carregar cana-de-açúcar, já que pode ser fechada nas laterais e aberta por cima, facilitando a carga e descarga deste produto.
A carroceria florestal também é bastante utilizada, pois ela conta com uma superfície plana, é fechada atrás e na frente e nas laterais conta com braços que facilitam tanto a amarração quanto carregamento e descarregamento de toras de madeira.
Ou seja, também é reconhecida pela praticidade para este tipo de movimentação.