Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, uma etapa muito importante que merece atenção é a decoração. Uma das formas de tornar os ambientes mais aconchegantes com certeza é utilizando elementos da natureza, sendo que além das plantas, as cores também podem contribuir para esse resultado. Alguns tons como marrom, terracota, variações de verde, azul e amarelo são excelentes e podem ser usados de diferentes formas, como em pinturas, revestimentos, estofados, objetos decorativos, etc.
Então, pensando em te ajudar a trazer mais cores da natureza para seu novo lar, preparamos o post de hoje com algumas dicas para garantir ambientes mais aconchegantes e esteticamente agradáveis. Vamos lá?
- Verde promove leveza
É fato que quando falamos em verde, é impossível não lembrar de plantas, sendo conhecidas, principalmente por sua capacidade de limpar o ar e deixar os espaços mais leves e frescos. Portanto, para quem quer promover esse efeito, além de incluir plantas, deve apostar em tons de verde. Os mais escuros, como esmeralda, são ideais para lugares mais sofisticados e amplos, enquanto os mais claros são perfeitos para ajudar na claridade e tornar o local mais delicado.
Ainda que utilizar plantas seja a maneira mais comum de trazer essa sensação, também é possível incluir o verde por meio de revestimentos, estofados, entre outros detalhes.
- Elegância e modernidade utilizando tons de azul
Enquanto o verde traz as cores das plantas para os ambientes, tons de azul nos lembram da cor do mar e do céu. Portanto, essa é uma excelente escolha para aqueles que querem deixar o espaço mais elegante e moderno. No entanto, dependendo da tonalidade, pode tornar o local mais contemporâneo e sério ou ainda mais lúdico e divertido, basta saber o que deseja.
Nesse caso, você pode incluir o azul em revestimentos e objetos decorativos, mas também pode ser combinado com outras cores, como cinza, amarelo, rosa, verde, etc. Sendo assim, escolha a combinação que mais converse com o estilo de todo o ambiente.
- Vermelho das flores
Encontramos o vermelho nas flores e também em alguns animais, como em araras. Mas, antes de tudo, é preciso ter parcimônia ao utilizar essa cor na decoração, pois pelo fato de ser muito forte e vibrante, pode tornar o ambiente pesado. Por outro lado, quando bem utilizada, pode valorizar significativamente seu espaço. Ainda que possa ser usada no revestimento para ser destaque, é mais comum apostar no vermelho em detalhes, como almofadas, poltrona, vasos, quadros, etc. Dessa forma, você garante um equilíbrio com o restante do ambiente, sem torná-lo muito pesado e carregado de informações.
- Tons terrosos para trazer aconchego
Os tons terrosos, como marrom, terracota, marsala, laranja e caramelo são extremamente fáceis de combinar com outras cores e podem ser utilizados nos mais diferentes estilos e projetos de decoração. Como o próprio nome sugere, são associadas à terra e, por isso, excelentes para quem quer promover mais aconchego aos ambientes. Inclusive, por serem cores mais sóbrias, por conta própria promovem um ar mais natural aos ambientes.
Vale lembrar ainda que esses tons são perfeitos para investir em uma decoração com plantas e fibras naturais, podendo ser utilizados, principalmente nos quartos e salas de estar ou TV.
- Tons de amarelo para ajudar na iluminação
Tons de amarelo são ideais para trazer a natureza para dentro de casa, sendo capazes de deixar os ambientes mais alegres e também mais iluminados. Uma boa dica para usar essa cor, é na decoração de espaços como cozinha, sala de jantar e área gourmet, visto que ela é capaz de contribuir com o apetite dos convidados e moradores.
Portanto, é possível utilizar o amarelo de diversas maneiras, como nos revestimentos e pintura de parede. Inclusive, combiná-lo com tons de laranja pode tornar o espaço mais descontraído, sendo que com tons de cinza, o local se torna mais moderno.
- Cores neutras
É importante lembrar ainda que uma paleta de cores neutras também pode tornar o ambiente mais natural, principalmente ao utilizar tons de areia. Elementos como madeira, sisal, linho e até mesmo papel são alguns dos principais quando falamos em decoração natural e aconchegante.
- Texturas
Por fim, devemos ressaltar ainda que é possível trazer o aconchego da natureza de outras formas, como por exemplo, com texturas. Aposte em variedade de tons de madeira, assim como de fibras naturais, nos tapetes ou até mesmo pendente, visto que reforçam o clima natural e aconchegante aos ambientes, mas sem deixar de lado a beleza e conforto.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de trazer a natureza para seu novo lar e torná-lo ainda mais aconchegante e bonito. Tenha em mente que a decoração impacta diretamente sua qualidade de vida e, por isso, precisa ser bem planejada para acertar em suas escolhas. Além disso, se possível, tenha ao seu lado um profissional como arquiteto ou designer de interiores para, assim, garantir o melhor resultado.