Vender para os consumidores de hoje vai além de oferecer serviços incríveis. Você precisa apresentar sua marca da maneira mais profissional possível.
Desde o nome da marca até o logotipo da marca, embalagem de produtos ou serviços até as relações com o cliente, e tudo o mais no meio, você precisa colocar um toque de profissionalismo em tudo o que estiver fazendo.
Neste artigo, vamos lhe mostrar as coisas que você pode fazer para que sua marca pareça mais profissional.
1. Desenvolva um site
Antes de tudo, você precisa de um site. Quando você tem uma empresa, os consumidores de hoje esperam encontrar o seu site na Internet.
Quando eles não encontram o seu site, eles têm a impressão de que você é apenas uma dessas PMEs sem uma estratégia definida.
Isso é muito ruim para os negócios porque as pessoas que querem fazer grandes negócios procuram empresas que estejam bem planejadas e seguras em suas ofertas.
Outra razão para contratar uma empresa que desenvolve site é que você precisa de um lugar para mostrar seu portfólio, produtos e serviços.
Em seu website, você pode incluir seu nome, informações de contato, endereço, depoimentos, projetos concluídos, projetos em andamento, credenciamento e tudo o que faz de sua marca uma proposta atraente.
2. Obtenha um endereço de e-mail profissional
Imagine que você quer encomendar um serviço on-line, e você faz uma lista restrita de dois profissionais a serem contatados.
Após verificar seus respectivos sites, você notou que um tinha o endereço de e-mail XYZ@gmail.com e o outro tinha o endereço ABC.com.br, para qual deles você será mais atraído?
Se eu estivesse aceitando apostas, eu diria a última. Por quê? Porque um endereço .com.br parece mais profissional e confiável do que um endereço @gmail.com.
A menos que você não se importe com o que seus clientes e potenciais clientes pensam, ter um endereço de e-mail com aparência profissional é absolutamente sem dúvida alguma.
3. Ter um endereço comercial
Mesmo que sua empresa opere remotamente, ainda assim é essencial ter um endereço físico.
No mundo de hoje, as pessoas estão sempre céticas em relação a lidar com marcas que não têm endereços físicos.
Como tal, quando os consumidores descobrem que você não tem um endereço físico em nenhum lugar, isso pode fazer eles desistirem de fechar negócio com você.
Para aqueles que não sabem ainda, você nem mesmo precisa ter um espaço físico em qualquer lugar para ter um endereço. Com sistemas de endereços de escritórios virtuais, você pode comprar um endereço de escritório virtual em qualquer cidade de sua escolha.
Digamos, você dirige seu negócio de tecnologia em Maringá – PR, mas quer que seus clientes acreditem que você está situado em São Paulo – SP. Você pode comprar um endereço de escritório virtual neste local em qualquer fornecedor on-line de renome.
Alternativamente, para endereços virtuais, você pode considerar a possibilidade de adquirir uma Caixa Postal. Você pode então usar esse endereço como se fosse um endereço de rua.
4. Obter a presença da mídia social
Se você ainda não está no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Snapchat, vá e abra sua conta agora. Mesmo que você não esteja postando nada lá, basta tê-los, e se esforçar para que sejam verificados.
Você nunca saberá quem está procurando por você nestas plataformas. Além disso, não estar presente pode enviar a impressão errada sobre a consciência de sua marca sobre a tecnologia moderna.
Além disso, as mídias sociais podem ajudar o marketing de sua marca a parecer mais profissional também.
5. Fatura profissional
As faturas são o que você precisa para ser pago. Mas, assim como seu endereço de e-mail comercial e seu website, elas também precisam parecer profissionais.
O tipo de fatura que você envia a um cliente pela primeira vez pode dizer muito sobre o profissionalismo e a qualidade de sua marca. Portanto, sempre garanta que você envie faturas com aparência profissional.
Existem muitos softwares de faturamento por aí que ajudam as pessoas a redigir faturas com aparência profissional. Informe-se sobre elas e comece a usá-las hoje mesmo.
6. Obtenha um cartão de visita
É claro, você deve saber que um profissional precisa de cartões de visita. Para o marketing boca-a-boca, você precisa de algo que você possa dar às pessoas para as quais elas se lembrarão de você.
Dizer a alguém boca a boca que você tem um negócio e entrega um cartão de visita comprovando que a sua empresa é real, é a melhor das práticas.
Você deve usar algo que tenha o nome de sua empresa, logotipo da empresa, detalhes de contato e informações sobre produtos ou serviços – algo moderno e objetivo.
7. Usar uma marca consistente
Você já viu um anúncio da Coca-Cola antes? Notou os temas em vermelho e branco nos vídeos e fotos? Se você olhar com atenção, notará que a tonalidade e o tom das cores são os mesmos das garrafas das bebidas.
Isso é o que chamamos de “marca consistente”.
Já vimos marcas com websites de cor verde usando cores como vermelho e roxo em seus anúncios e em seus cartões de visita. Isto não é nada profissional.
Você precisa garantir que seu website, cartões de visita e vitrine compartilhem todas as mesmas cores e logotipos. Dessa forma, toda a sua marca comercial terá uma sensação consistente e estética.