Arrumar a casa pode ser uma tarefa bastante complicada. Tudo depende do tamanho do ambiente, da quantidade de espaço que possui e dos cômodos espalhados, como os quartos, salas, cozinhas e banheiros. Além de se preocupar com a organização geral, é preciso se atentar aos itens e equipamentos que vão facilitar todo esse processo. Então, escolher a máquina de lavar ideal para as peças de roupas pode tornar o procedimento ainda mais tranquilo e muito menos penoso. Sendo assim, confira algumas dicas importantes para você pensar na hora de adquirir uma para sua casa.
Reparar nas funções oferecidas
Antes de mais nada, de escolher pelo design, por exemplo, você precisa prestar atenção nas funções que a máquina de lavar oferece. Alguns modelos, como as máquinas de lavar Consul, apresentam diversas possibilidades de lavagem. E quanto mais alternativas forem prometidas, maior será seu investimento no equipamento. Por isso, é indispensável ficar atento às suas necessidades, para ter certeza se vale a pena.
Outras máquinas de lavar possuem funções mais básicas e, portanto, são mais baratas. Porém, isso não as desqualificam, muito pelo contrário, são eficientes nas possibilidades que dispõem. Sendo assim, cabe você analisar o que se encaixa melhor no seu orçamento e utilidades.
Lavar e secar
Uma função que é oferecida, atualmente, por muitos modelos, como a máquina de lavar Brastemp, é a possibilidade de lavar e secar em uma só máquina. Essa opção te dá uma vantagem que é a facilidade de fazer tudo em um lugar, o que ajuda na rotina corrida de quem possui. Porém, por dispor dessa modalidade, ela também é um pouco mais cara. Logo, é recomendado analisar bem antes de adquirir.
Capacidade
Uma informação que também requer cuidado é a capacidade da maquina de lavar disponível em cada modelo. Isso faz toda diferença na hora de lavar, pois quanto mais peças de roupa couber, mais rápido você fará essa tarefa. Além disso, você garante economia na água, na energia que se gasta e no seu tempo. Porém, é importante ter certeza de que terá espaço para dispor suas roupas para secar também.
Um outro ponto para observar é a quantidade de pessoas que habitam a casa. Por exemplo, se apenas duas pessoas vivem juntas, uma máquina de lavar de 7 a 9kg é o suficiente. Se a família possui quatro integrantes, o ideal é escolher uma de 10 a 12kg. Portanto, a dica é observar na capacidade, como um todo, da máquina de lavar que for investir.
Espaço disponível para a máquina
Pode parecer uma dica não tão importante assim, mas prestar atenção onde você vai deixar sua máquina de lavar faz diferença. O motivo é porque pode ser frustrante investir em um equipamento e descobrir, só quando ele chegar, de que não era exatamente o que queria ou desejava. Por isso, tenha certeza de que está fazendo a escolha certa e de que a máquina que for obter cabe no espaço que você disponibilizou para ela.
Consumo de energia
Outro ponto importante, para observar na hora de adquirir sua máquina de lavar, é a quantidade de energia que ela consome por cada lavagem. Alguns modelos, existentes no mercado, sucumbem bastante energia e isso pode ser um problema na hora de usar outros eletrodomésticos ao mesmo tempo. Quedas de luz podem ocorrer e até queimar os aparelhos. Por isso, fique de olho nos modelos que são classificados pelo selo Procel como Classe A. Esses são os mais recomendados porque consomem menos energias. Da classe B em diante, as máquinas vão usufruir mais eletricidade para funcionar.