Desenvolver estratégias por meio da gestão de talentos, para manter os melhores profissionais do mercado dentro da empresa é um grande compromisso do setor de RH.
Com a crescente competitividade do mundo corporativo, consegue maior evidência quem possui a melhor equipe de colaboradores, consequentemente oferecendo melhores serviços e/ou produtos aos consumidores.
Pensando nisso, os gestores estão sempre em busca de alternativas para selecionar os mais capacitados, e principalmente mantê-los no seu quadro de funcionários, evitado quaisquer riscos de perdê-los para a concorrência.
Portanto, se você ainda não sabe como fazer a gestão de talentos em sua empresa, preste muita atenção nesse post.
Como funciona a gestão de talentos
Para que a gestão de talentos realmente funcione e alcance os benefícios esperados, é fundamental seguir alguns importantes passos, conforme será descrito agora:
- Compreender os objetivos do seu negócio: ao reconhecer com clareza quais os objetivos do seu negócio, fica mais fácil definir quais competências espera encontrar em cada membro de sua equipe;
- Buscar e atrair talentos: depois de definidos os objetivos, está na hora de encontrar os talentos que possuam a qualificação necessária para atender as necessidades para o cargo.
No Linkedin, que é uma plataforma de recrutamento, você poderá encontrar o profissional que procura;
- Recrutamento: nesse momento você irá selecionar, dentre os profissionais encontrados, qual melhor se encaixa para a vaga oferecida, realizando um processo de seleção por meio de entrevistas e dinâmicas;
- Treinamentos: os colabores contratados devem passar por um período de desenvolvimento e treinamento para que tenham condições de entender como funciona a cultura organizacional.
É nesse momento que a empresa consegue organizar uma equipe de alta performance, a fim de alcançar seus objetivos;
- Reter e promover seus talentos: o gestor conseguirá reter seus talentos se oferecer oportunidades para que cresçam junto com a empresa, além de oferecer um bom ambiente de trabalho e remuneração compatível com suas funções;
- Mapear competências: essa ferramenta vai permitir que o gestor reconheça o perfil de cada colaborador, bem como suas habilidades e conhecimentos, como também os pontos que devem melhorar;
- Avaliar o desempenho e planejar a carreira: tendo o desempenho do colaborador avaliado, é possível concluir se seus resultados estão satisfatórios para a empresa.
Dessa forma, a gestão de talentos, consegue organizar um plano de carreira para seus colaboradores, promovendo-os para funções mais adequadas.
- Planejamento sucessório e desligamento: por mais satisfeito que o empreendedor esteja com seu colaborador, deve contar com imprevistos, fazendo-se necessário pensar em sua substituição.
Sem falar dos motivos já esperados como aposentadoria, ou mesmo um pedido de demissão.
A valorização do capital humano pode ser percebida principalmente nesse processo, quando a empresa tem a oportunidade de ajudar no processo de recolocação no mercado de trabalho, ou no processo de aposentadoria dos seus funcionários.
Vantagens da gestão de talentos para sua empresa
Ao adotar a gestão de talentos para sua empresa, você assegura não só vantagens para os profissionais, como também para a empresa.
- Fortalece a cultura organizacional, contribuindo para que respeitem os valores e objetivos da empresa;
- Os colaboradores ficam mais motivados, portanto trabalham com maior entrega e oferecem um trabalho de maior qualidade;
- Atrai profissionais diferenciados e com a qualificação adequada para o cargo oferecido;
- Realoca o colaborador com a capacitação necessária para atuar em cargos-chave para a organização;
- Economiza os recursos, visto que, a empresa diminui a rotatividade de funcionários, ao fazer contratações mais assertivas.
Conclusão
Além de todos esses benefícios promovidos pela gestão de talentos, a empresa ainda conquista melhores resultados e ainda garante a satisfação de seus clientes.
Em outras palavras, ao investir em colaboradores bem qualificados, a empresa terá condições de promover produtos e serviços de alta qualidade.
Dessa forma, gerando maior satisfação por parte dos clientes, tornando o processo de fidelização mais eficaz.
Por tudo, a gestão de talentos é uma ferramenta que precisa fazer parte da sua empresa, se o que se busca é uma melhor colocação no mercado.