A capital do Rio Grande Do Sul, tem uma história de Porto Alegre rica e fundamental para o país, sabia? Então, neste post, confira os principais fatos históricos, como foi a sua fundação, curiosidades e os principais pontos turísticos de Porto Alegre.
Um dos três estados do Sul do Brasil, o Rio Grande do Sul teve participação importante em diversos fatos históricos do país, região e estado.
Consequentemente, Porto Alegre também possui muita relevância ao país. Assim, conheça a história da cidade que é a capital dos gaúchos.
História de Porto Alegre: fundação da capital dos gaúchos
Um dos fatos da história de Porto Alegre que não pode deixar de ser mencionado é sobre a sua fundação. A capital gaúcha foi fundada em 26 de março de 1772.
Primeiramente, Porto Alegre foi nomeado de Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, tendo posteriormente seu nome alterado para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre.
Antes da colonização dos portugueses, a região era povoada pelos indígenas das etnias:
● Charruas minuanos
● Guaranis
● Tapes
A partir de 1500, a região foi dividida entre os portugueses e espanhóis pelo Tratado de Tordesilhas. Os espanhóis ficaram com o domínio do estado gaúcho.
A colonização da região foi realizada principalmente por tropeiros de São Paulo vindos de Laguna, no estado de Santa Catarina. Além dos açorianos que chegaram ao local em 1752.
Primeiramente, a capital do Rio Grande do Sul era Rio Grande, passando pela cidade de Viamão, sendo transferida para Porto Alegre.
Desde então, a capital do Rio Grande do Sul se desenvolveu e se tornou uma das mais relevantes do Brasil.
Povos que foram fundamentais no progresso de Porto Alegre
Porto Alegre foi uma das cidades que recebeu imigrantes de diversas partes do mundo, sendo fundamentais na continuidade do desenvolvimento da capital gaúcha.
Alguns dos povos que foram fundamentais no progresso de Porto Alegre foram os italianos, alemães, espanhóis, hispánicos, portugueses e europeus de outras origens.
Quem fundou a cidade de Porto Alegre?
Na história de Porto Alegre outro nome é importante, José Marcelino de Figueiredo foi o responsável pela fundação da capital gaúcha.
Porto Alegre: curiosidades e dados atuais da capital gaúcha
POA, nome pelo qual também é conhecida a cidade de Porto Alegre possui bons índices de desenvolvimento, muitos deles divulgados por órgãos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dados importantes sobre Porto Alegre e que mostram o seu desenvolvimento:
População: atualmente, a população da capital gaúcha é de 1.488.252 pessoas, segundo estimativa para 2020.
Trabalho e rendimento: a média salarial do trabalhador em Porto Alegre é de 4,2 salários mínimos. A população em idade laboral empregada, conforme dados de 2018 do IBGE, era de 53.1%.
Educação: a escolarização das crianças com idade entre 6 a 14 anos de idade ficou em 96,6 %, em 2010.
IDH: O índice de Desenvolvimento Humano de Porto Alegre é de 0,805 (2010), considerado muito alto.
Principais pontos turísticos da capital gaúcha
A capital gaúcha é um destino bem procurado pelos viajantes do país e do exterior. Se você vai viajar para a capital do Rio Grande do Sul pela primeira vez, é necessário saber quais são os principais atrativos da cidade e não deixar de colocar na sua lista de visitação.
Alguns dos principais pontos turísticos da capital gaúcha:
Casa de Cultura Mário Quintana
A Casa de Cultura Mário Quintana já faz parte da história de Porto Alegre, sendo um dos locais mais visitados pelos turistas que conhecem a capital gaúcha.
Inaugurado em 1933 e de arquitetura eclética, a charmosa Casa de Cultura Mário Quintana é um dos principais atrativos para visitar o local, mas não é somente isso, pois tem um valor histórico para a cultura gaúcha. Os visitantes também podem aproveitar os diversos estabelecimentos que estão no local, como cafés e restaurantes.
Se for visitar a Casa de Cultura Mário Quintana, é necessário ficar atento ao horário de funcionamento:
Terça a sexta-feira: funcionamento das 9h às 21h.
Sábado e domingo: funcionamento das 12h às 21h.
Endereço: Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre.
Telefone: (51) 3221-7147.
Mercado Público de Porto Alegre
Nada melhor do que conhecer um pouco das pessoas locais do que conhecer o seu mercado público, não é? E Porto Alegre também tem o seu, muito bem estruturado e ideal para um passeio na capital gaúcha.
O local foi inaugurado em 3 de outubro de 1869, sendo um prédio muito importante para a história da capital gaúcha.
A média de visitação ao Mercado Público de Porto Alegre é de 100 mil visitantes ao dia. Por isso, se você quer provar as comidas típicas gaúchas servidas pelos bares e restaurantes do local, esse é um passeio indispensável.
No local, você também encontra diversas opções de frutas, legumes, verduras e grãos. Além de uma boa variedade de produtos industrializados, como azeites, vinhos, especiarias.
Para visitar o local que já faz parte da história de Porto Alegre, confira o endereço e o horário de funcionamento do Mercado Público:
Segunda a sexta-feira: funcionamento das 7h30 às 19h30.
Sábado: funcionamento das 7h30 às 18h30.
Endereço Mercado Público Central: Avenida Borges de Medeiros – Centro Histórico.
Telefone: (51) 3286-1811.
Centro Histórico de Porto Alegre
O Centro Histórico de Porto Alegre também é um dos principais pontos turísticos da capital gaúcha e destino de todo visitante que quer conhecer melhor a cidade.
Com construções datadas do século XVII, o local é bem conservado. Pela manhã são oferecidos serviços de tour para conhecer melhor a história do local. Dessa forma, além das ruas do centro histórico, é possível entrar em prédios antigos e conferir mais um pouco da história de Porto Alegre.
Lago Guaíba
O Lago Guaíba também é outro local que faz parte da história de Porto Alegre, um passeio ideal para os que gostam de apreciar belas paisagens da natureza, mesmo em grandes centros urbanos, como é a capital gaúcha.
A extensão do Lago Guaíba é de 72 quilômetros, permitindo que o visitante aproveite muito o local, seja em um passeio de barco pelo lago, no gramado em um piquenique, vendo o pôr do sol ou em uma caminhada pelo lugar.
Se você quiser visitar o Lago Guaíba, confira o endereço da orla: Avenida Presidente João Goulart, 551 – Centro.
Agora que você já conhece a história de Porto Alegre, seus fatos importantes, curiosidades e os principais pontos turísticos, não deixem de colocar a capital gaúcha entre os próximos destinos de suas férias.