A internet é uma das mais poderosas ferramentas do mundo atual, e muitos profissionais dependem diretamente dela para divulgar seu trabalho e conquistar novos clientes. Isso não é diferente na área da saúde, e o marketing digital médico é um excelente aliado para quem deseja divulgar sua clínica ou consultório.
O marketing digital médico compreende uma série de ações estratégicas que permitem criar uma identidade para uma clínica, destacá-la em meio à concorrência e conquistar a confiança do público. Como consequência desse trabalho, é possível aumentar o número de pacientes e a lucratividade do consultório.
Por mais que a saúde seja um tema essencial e de interesse universal, ela envolve muitas questões delicadas e que necessitam de cuidado redobrado quando o assunto é divulgação. Para garantir a ética da profissão e evitar que os pacientes sejam expostos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) possui regras específicas para a realização do marketing médico, o que pode gerar muitas dúvidas.
Quais especialidades médicas podem investir em marketing digital?
Um dos pontos que mais geram questionamento em relação às regras do marketing digital médico é sobre quais especialidades podem se beneficiar desta estratégia. Na verdade, entretanto, não existe nenhuma regra que determine ou limite as áreas que podem divulgar seu trabalho na internet. As normas tratam principalmente da forma como esta comunicação é feita.
Isso significa, portanto, que qualquer especialidade médica pode aplicar as estratégias de marketing para promover um consultório, clínica ou serviço, desde que isso seja feito com respeito ao código de ética da profissão. Nesse sentido, é fundamental conhecer as normas profundamente ou consultá-las sempre que houver dúvida.
Também é importante sempre se adequar ao grau de sensibilidade do assunto e de seu público. Um dermatologista, por exemplo, tem uma ampla gama de temas que podem ser explorados de maneira simples e fácil. Por outro lado, um oncologista trabalha com uma área mais sensível e que requer delicadeza para ser abordado.
Quais são as limitações impostas pelo CFM?
O Conselho Federal de Medicina tem um Manual de Publicidade Médica com todas as regras sobre o marketing digital médico, trazendo recomendações, vetos e permissões a respeito desta prática. As principais normas sobre a divulgação online são:
- Proibido se posicionar como “o melhor”, “o único capacitado” ou “o mais eficiente”;
- Proibido expor o paciente por meio de fotografias, mesmo quando autorizado pelo indivíduo;
- Proibido falar que determinado procedimento ou tecnologia garante sucesso do tratamento;
- Proibido participar de reportagens ou publicar artigos que tenham como foco a autopromoção. Este tipo de conteúdo deve ser informativo;
- Proibido prestar qualquer assistência médica por meio de anúncios ou ações de marketing;
- Proibido divulgar preços, formas de pagamento, parcelamento ou descontos promocionais;
- Proibido criar ou participar de propagandas para promoção de empresas ou produtos médicos.
Apesar de parecer que há muitas proibições, é perfeitamente possível investir em marketing digital médico de maneira eficiente, trazendo bons resultados. Em geral, é necessário que as ações tenham caráter informativo, criando um relacionamento de confiança com o público.