A sétima edição da Pesquisa Game Brasil (PGB) constatou que 78% das crianças jogam videogames. Um número bastante alto, concorda? Entretanto, este não é o dado mais surpreendente deste estudo.
A principal revelação desta edição foi que 71% dos pais jogam videogames com seus filhos. Número que cresceu quando comparado ao mesmo estudo feito no ano anterior.
Antigamente, muitos pais e responsáveis não aprovavam essa atividade e afirmavam que os jogos influenciavam – negativamente – a vida das crianças. Então, o que mudou? Agora, os pais também têm paixão pelos games.
Essa nova geração de pais é um pouco diferente. Muitos deles eram apaixonados pelos antigos videogames e também cresceram com a influência destes jogos. Por isso, querem passar essa experiência aos filhos.
Veja bem, isso não quer dizer que os pais de hoje em dia não se preocupam com o que os filhos estão jogando ou com o tempo destinado a esta atividade. Essa mesma pesquisa constatou que mais de 60% dos entrevistados jogam com os os pequenos, mas têm algumas ressalvas.
A principal delas é evitar jogos de acordo com a faixa etária recomendada. O que já era uma preocupação da geração anterior. Outro dado é que 80,9% destes pais não aprovam que seus filhos joguem antes de dormir.
Ou seja, os pais adoram jogar com seus filhos, mas exigem alguns cuidados. O que dá um equilíbrio perfeito entre diversão e responsabilidade de ambas as partes. Mas, qual outro motivo os pais têm para jogar com os pequenos?
Além da paixão, os jogos têm alto poder de aproximação entre responsáveis e filhos. Não precisamos de dados para comprovar isso, a experiência no dia a dia basta. Entretanto, essa afirmação está de acordo com a opinião de diversos psicólogos.
Entenda ao longo deste conteúdo, como os videogames aproximam pais e filhos. Essa atividade é uma poderosa ferramenta para estar mais próximo dos pequenos, por isso, também confira quais jogos são legais para este momento.
Como os jogos podem unir pais e filhos?
Com a rotina agitada, é normal que pais e filhos não tenham muito tempo juntos. Jogar videogame com os pequenos é uma forma de se envolver com os gostos dos pequenos, se aproximar, sem deixar o momento de descanso de lado.
Une os dois interesses dos papais: descansar e curtir os filhos. O videogame permite que os pais se envolvam no universo da criança, conheça os gostos e preferência dos pequenos.
Além de que neste momento, pais e filhos ganham juntos, perdem juntos e se divertem juntos. Tudo isso aumenta a cumplicidade e a parceria entre os dois, fortalecendo a relação e os aproximando da melhor maneira possível – naturalmente.
Ainda é um assunto entre pais e filhos. Quando não estiverem jogando, podem conversar sobre novos games, uma partida que perderam, dar risada de jogo e até mesmo criarem interesse juntos para novos jogos.
Tornando este momento como uma tradição. O filho quando crescer, poderá dizer “eu costumava jogar este jogo com meu pai” ou “eu e meu pai sempre jogamos videogame juntos, era nosso momento”.
Especial, concorda? Com certeza, também passará essa atividade adiante com os filhos dele. Vamos combinar que jogar com os pequenos não é algo difícil, muitos pais eram apaixonados por jogos e adoram passar este momento juntos.
Se você ainda não tem este tempo com seu filho, aproveite essa oportunidade. Se já faz isso, vamos conhecer novos jogos para se divertir com seu pequeno.
Dicas de jogos para curtir com seu filho
Antes das dicas, vamos esclarecer uma dúvida frequente sobre o tema. Videogame são maléficos para as crianças? O que define se os games são ou não prejudiciais é o tempo que os pequenos passam jogando e qual o jogo escolhido.
O videogame pode melhorar diversos aspectos do desenvolvimento da criança, como concentração, interação social, ensina a seguir regras, entre outros fatores. O importante é escolher bons jogos de acordo com a faixa etária e estabelecer horários.
Desta forma, será um momento muito agradável para todos os lados – responsáveis e crianças. Com isso em mente, vamos aos jogos!
Exemplos de jogos para momentos pai e filho
O Goose Game é um ótimo jogo para pais e filhos. Neste game, você é um ganso com missões divertidas. Seu principal objetivo é perturbar uma pequena cidade, mas não se preocupe, é um jogo leve. A faixa etária, inclusive, é livre.
Neste game, terá que resolver mistérios e desvendar quebra-cabeças. Um jogo que faz a família dar muitas risadas e se divertirem juntos. O jogo FIFA e o PES, são opções incríveis para os amantes de futebol.
Este jogo possibilita jogar em dupla pelo mesmo time, um contra o outro ou com jogadores online. É um jogo divertido e que os filhos apaixonados por futebol adoram – e os pais também.
São apenas alguns exemplos de jogos legais para se divertir entre pais e filhos. Procure pelas faixas etária e estilo de games que ambos curtam, será um momento de diversão e aproximação entre os dois, temos certeza.