Se você está pensando em fazer uma área de lazer externa para projetos residenciais, com certeza, já ouviu falar nos pergolados. Também conhecidas como caramanchão, essas estruturas são perfeitas para ambientes gourmets, jardins, varandas, decks e outros ao ar livre.
Também são soluções muito exploradas em projetos de paisagismo, em quintais e pátios. Por mais que pareça uma estrutura nova e moderna, os pergolados surgiram há anos atrás na Itália.
No passado, eles eram utilizados nas grandes plantações, como suporte para o plantio e cultivo de parreiras de uva. Eles eram feitos de madeira e serviam para proteger parcialmente as mudas contra os raios de sol e chuvas.
Basicamente, diminuía a incidência desses fatores nas plantações, as tornando mais saudáveis e lucrativas. Além de estruturas lindas, elas eram úteis, por isso, com o passar dos anos eles não caíram no esquecimento.
Os pergolados evoluíram e modernizaram-se e ainda são populares em todo o mundo, decorando principalmente, casas, condomínios, jardins e parques. No Brasil, os de madeira são os mais utilizados – por serem incríveis, elegantes e graciosos.
O fato é que para ter um pergolado lindo e útil é preciso mandar fazê-los com os melhores materiais do mercado. Isso porque a estrutura ficará exposta ao vento, chuva, sol e qualquer outra ação do clima.
Se for um material de baixa qualidade, ficará feio e precisará de manutenção com frequência. Além disso, o ideal é optar por produtos que não esquentem embaixo do pergolado, mas, ao mesmo tempo, permitam uma boa entrada de luz.
Ou seja, colocar pergolados em um projeto é mais complexo do que parece, mas vale a pena. São estruturas que proporcionam ambientes tranquilos, relaxantes, confortáveis e lindos.
Por isso, neste conteúdo, você encontrará tudo que precisa saber sobre os pergolados para utilizá-los nos seus ambientes externos. Entenda quais os materiais mais indicados, como fazê-los e seus benefícios.
Acompanhe!
Pergolados: por que colocá-los no meu projeto?
Os pergolados são estruturas compostas por vigas paralelas apoiadas em colunas. Elas podem ser feitas de madeira, metal, concreto e bambu. Na parte do “teto”, pode ficar apenas com as vigas, com vidro ou chapas de policarbonato.
É importante não confundir com quiosques, que são soluções mais estruturadas e com mais detalhes. Os pergolados são simples, bonitos e úteis – servem apenas como uma cobertura, que também suporta plantas, capricham o espaço de descanso e protegem o espaço contra as ações do tempo.
Essas estruturas podem ser confeccionadas com tamanhos e estilos diferentes, alguns são inclinados e outros retos. Tudo depende das necessidades e preferência de cada um. Os com materiais que imitam madeira, por exemplo, podem ser mais claros, escuros, clássicos ou totalmente modernos.
Os pergolados são, acima de tudo, muito versáteis, podendo ser utilizados pelos mais variados estilos de projetos de áreas externas. Mas, essa não é a única vantagem dessas estruturas – existem outras diversas!
Elas também combinam com qualquer tipo de jardim, plantação, área de lazer e descanso. É um típico produto que consegue embelezar qualquer espaço, contribuindo também para a valorização dos projetos (casas ou condomínios, por exemplo) que contem com ambientes externos.
Mas, como dissemos no início do conteúdo, além de lindos, eles são muito úteis para paisagens, plantações e jardins. Isso porque eles podem ser utilizados como base para espécies ornamentais e flores.
Não dá para negar que de todos os benefícios, tornar os momentos de descanso ou de receber convidados, mais prazerosos, tranquilos e agradáveis, não tem preço. Mas, afinal, como montar um pergolado?
Entenda como montar um pergolado perfeito
Que os pergolados são incríveis, todos já entenderam. O que resta é compreender como montar esse espaço perfeito no seu ambiente externo. O primeiro passo é escolher o local ideal, dê preferência para áreas planas, sem muitas alterações no rolo.
Isso ajudará muito na realização do projeto e diminuirá os custos. Antes de fazer, identifique se a área sofre com fortes correntes de ar e outras condições climáticas que prejudicam a experiência das pessoas no pergolado.
Então, opte por locais frescos, arejados e se tiver uma corrente de vento forte, aposte em plantas trepadeiras ou outras que sejam altas para impedir a entrada do vento forte no local.
Sobre os materiais, cada projeto exige produtos diferentes. As madeiras mais indicadas são a compensada, a castanheira ou a nogueira. Todas elas são lindas e deixam os pergolados super charmosos.
Já para um design moderno, o ideal é contar com revestimentos de ferro fundido ou alumínio. De qualquer forma, o recomendado é utilizar impermeabilizantes, para que esses materiais durem mais e fiquem lindos por mais tempo.
Por último, mas não menos importante, é hora de decidir a cobertura do pergolado. Você pode escolher de acordo com o estilo de decoração que deseja para o projeto, no entanto, as chapas e telhas de policarbonato são as mais indicadas.
Elas permitem uma ótima entrada de luz, são resistentes e ótimas para melhorar o conforto térmico e acústico dos ambientes. Se parecem com os vidros, mas são muito melhores.
E aí? Com todas essas dicas, ficou mais fácil construir um pergolado bonito e muito útil para seus projetos – sejam eles residenciais, em jardins, condomínios ou outros. Temos certeza que ficará incrível.