Ao contrário do que muitos imaginam, uma farmácia também é uma empresa que precisa lucrar, crescer e se consolidar no mercado. Portanto, nesses estabelecimentos, também existem vários objetivos, desafios e metas a cumprir.
Dentre elas as metas de vendas e para que as coisas saiam como o esperado e o negócio prospere, os gestores de farmácias precisam investir em algumas estratégias.
São ações que ajudarão farmácias e drogarias a aumentar o ticket médio e o faturamento do próprio negócio. Elas focam na atração de clientes, formas de retê-los e fidelizá-los.
Ou seja, fazê-los voltar ao seu estabelecimento farmacêutico ou ao seu canal de delivery. Tudo isso parece difícil de conseguir, contudo, com as estratégias corretas, são metas fáceis de alcançar.
Dentre as estratégias mais buscadas e utilizadas por gestores de farmácias e drogarias está o treinamento de vendas. Nesses treinamentos, os profissionais aprendem inúmeras técnicas de vendas importantes.
Ao contrário do que grande parte das pessoas – e até mesmo profissionais – acreditam, vender bem não é um dom, talento nato ou qualquer outra coisa do tipo. Existem pessoas que têm mais facilidade que outros, isso é verdade.
Contudo, se alguém quer ser um bom vendedor, ele precisa ter conhecimento, domínio de técnicas de vendas e muito treinamento. Assim, o profissional saberá identificar as necessidades dos clientes, gerar urgência e movê-los dentro do funil de vendas.
Com isso, o vendedor consegue realizar mais vendas, bater metas e contribuir para o sucesso da sua empresa. Quando estamos falando de farmácias e áreas da saúde, esse treinamento é ainda mais importante.
Já que tudo isso deve ser feito com empatia, sensibilidade e responsabilidade. A seguir, saiba mais sobre treinamentos comerciais e técnicas de vendas para farmácias.
Acompanhe.
Treinamentos comerciais para farmácias
Existem milhares de farmácias no país. A cada cidade, bairro e muitas vezes, até mesmo a cada rua, existem vários estabelecimentos como esse disponíveis para a população.
Como se diferenciar da concorrência? Essa é a pergunta que todo gestor de farmácias faz, porque somente assim, se diferenciando de tantos outros concorrentes, é que é possível aumentar resultados e vender mais.
Somente assim será possível se consolidar no mercado e atingir os resultados esperados. Uma das formas de se diferenciar é apostando em um atendimento de qualidade, focado em vendas.
Não é novidade para ninguém que o atendimento é poderoso em um estabelecimento. Esse fator é responsável por grande parte da satisfação de um cliente com as empresas, assim como sua disposição em voltar e recomendar o local.
Sendo assim, investir na qualidade dos profissionais que fazem o papel de atendentes e vendedores, é fundamental. Ensinar as técnicas de vendas adequadas é o ponto chave para isso.
Veja as principais técnicas para este mercado e implemente agora mesmo na sua equipe!
Recepcione o cliente!
Você conhece as lojas da Apple? Provavelmente sim! A marca faz grande sucesso e um dos motivos para isso é que elas contam com equipes de atendentes dedicadas a cumprimentar e atender todos os clientes da melhor maneira possível.
Ao recepcionar o cliente na porta do estabelecimento, ele se sente bem-recepcionado e busca resolver todas as suas dúvidas. Neste momento, o profissional pode gerar gatilhos, ajudar o cliente a entender suas necessidades e eliminar objeções.
Além disso, o profissional pode ajudar a encontrar aquilo que procura ou pode passá-lo ao profissional responsável pela necessidade das pessoas.
Ouça o cliente e entenda o seu perfil
Ouvir o cliente com muita atenção é fundamental, ainda mais em serviços de farmácias, os quais estão relacionados ao cuidado com a saúde. Essa área exige que se tenha o máximo de zelo e acompanhamento do cliente que busca adquirir algum medicamento.
Por esse motivo, o relacionamento com o cliente deve se basear em ouvi-lo, além de ter empatia, com calma e disposição para entender qual é seu problema. E claro, atingir em prol da saúde daquela pessoa.
Além disso, é importante entender o perfil de cada cliente, para saber como se comunicar com ele, quais gatilhos mentais usar durante a conversa, entre outros diversos aspectos.
Portanto, ouça, preste atenção e mapeie o perfil do cliente. Com isso, você saberá como movê-lo no funil de vendas e fazê-lo fechar vendas importantes.
Promove vendas cruzadas
Promova a venda cruzada
A venda cruzada é uma das técnicas de vendas mais eficientes nesse tipo de estabelecimento. Ela se dá por oferecer produtos que complementam as necessidades do consumidor.
Ela tem grande poder de aumentar o ticket médio do estabelecimento e, consequentemente, o faturamento mensal. Contudo, é importante ter cuidado para que nenhum farmacêutico, atendente ou balconista transforme esse momento em venda casada, ou empurroterapia.
Aposte nessa técnica! O ideal é fazer um treinamento com profissionais experientes para passar esses conhecimentos e valores aos funcionários, ainda mais se eles forem novos no estabelecimento.
Vale a pena investir nisso e ter muito mais retorno no futuro.