A prática do ciclismo é altamente benéfica para o organismo, uma vez que estimula e melhora nosso coração, pulmões e circulação, reduzindo significativamente o risco de doença cardiovascular. Seu benefício é tamanho que chega a reduzir as chances de um ataque cardíaco para 50%.
Além disso, andar de bicicleta regularmente reduz os níveis de gordura no sangue, além de tonificar e endurecer os músculos do corpo. Isto, porque durante o ciclismo, a maioria dos músculos do nosso corpo é ativada. Principalmente a parte inferior do corpo, quadríceps, nádegas e pernas por causa do movimento da pedalada! E eles não são os únicos, pois os músculos e ossos lombares, abdominais, peitorais, ombros e costas também trabalham para equilibrar, estabilizar e segurar o corpo na bicicleta.
Então, quando fazemos um esforço físico intenso, as áreas que mais funcionam precisam de uma maior circulação sanguínea e, portanto, nosso suprimento sanguíneo é ativado positivamente. Além do mais, pedalar ajuda a eliminar gordura e perder peso, pois aumenta a taxa metabólica, constrói músculos e queima a gordura corporal que resta.
Vantagens de se andar de bicicleta
O ciclismo também tem a vantagem de que pessoas com sobrepeso podem praticá-lo desde o início sem ter que perder alguns quilos antes. Isso ocorre porque 70% do peso do corpo repousa sobre a cadeira, permitindo que pessoas que não podem se mover facilmente de outra maneira possam se exercitar para melhorar sua aptidão física e estimular o metabolismo das gorduras.
Outra vantagem incrível de andar de bicicleta é o fato de que isso reduz o nível de colesterol LDL ou também conhecido popularmente como colesterol “ruim”. Assim, o colesterol “bom” (HDL) aumenta, porque os vasos sanguíneos se tornam mais saudáveis e mais flexíveis.
Prevenção de problemas de saúde
Ao andar de bicicleta, você multiplica os fagócitos e começa a se ativar, atacando as bactérias, protegendo-o de possíveis doenças infecciosas. Quando você pratica ciclismo, secretam substâncias químicas que produzem uma sensação de bem-estar e melhoram seu humor.
Além disso, os fagócitos se multiplicam e se mobilizam, aniquilando bactérias e células cancerígenas. É recomendável andar de bicicleta com precisão nos pacientes como terapia para combater a doença. Isso também pode ser feito para prevenir doenças como essas e todas as doenças infecciosas.
Pesquisas afirmam que andar de bicicleta regularmente reduz o risco de câncer de cólon, próstata, pâncreas e mama. Além disso, reduzir em 40% as chances de ser diabético tipo 2 com a prática diária de andar de bicicleta por cerca de 30 minutos.
Investimento em bem-estar mental
É mais do que demonstrado que a prática de um esporte produz em nosso corpo a geração de hormônios da felicidade ou endorfinas, gerando uma sensação de otimismo, bem-estar consigo mesmo enquanto o cérebro é oxigenado. Portanto, é recomendável andar de bicicleta para pessoas com estresse, ansiedade ou depressão.
Além do mais, a realização dos movimentos circulares das pernas e dos pés nos pedais, juntamente com o manuseio do guidão, das mãos dos freios, é uma prática que favorece a melhoria do equilíbrio corporal e dos movimentos de coordenação. O ciclismo ainda fortalece os ossos e isso evita lesões ou fraturas ósseas em caso de queda.
Sugestão de roteiro para pedaladas em BH
Belo Horizonte é uma capital brasileira rodeada de trilhas para pedalar, seja em passeio, seja em atividades mais esportivas, como a mountain bike.
Nesse sentido, sugerimos aos ciclistas que desejam aprimorar sua prática, viajar até a cidade para participar de eventos ou, ainda, deixamos aqui ótimas referências para quem deseja dar uma olhada em um apartamento para alugar no centro de BH e deseja ir pouco a pouco conhecendo a cidade sobre duas rodas! Conheça algumas das melhores trilhas para pedalar por Belo Horizonte:
Dica #1. Trilha da Aguinha
Esta é uma boa trilha para quem quer fazer um passeio curto, sem deixar de pedalar por um cenário prazeroso e desafiador. Este percurso tem cerca de 15 km a partir da estação de metrô Santa Teresa. Saindo deste local, basta pedalar pela Av. dos Andradas até o final, onde já encontrará o começo da trilha. Ela é de subida leve, podendo ser feita por pessoas que ainda não possuem muita resistência. A volta é bem tranquila, com uma boa descida que proporciona descanso para as pernas.
Dica #2. Pitangueiras
É um circuito aberto dentro de uma área preservada, longe da maioria dos imóveis em Belo Horizonte e sua área urbana. Esse percurso une as belezas naturais do Parque Estadual do Rola-Moça. Há várias opções de caminhos. Em um passeio encurtado, você irá pedalar por cerca de 20 km. A entrada da trilha fica na portaria 1 do parque, na parte da Serra do Curral e irá passar por uma cachoeira, onde você pode mergulhar. Apenas lembre-se de travar bem sua bicicleta e ficar de olho em seus pertences pessoais!
Dica #3. Circuito “H”
Essa trilha pode ser feita iniciando por diferentes locais. Sugerimos a Praça Estado de Israel, que fica ao lado do Parque da Serra do Curral. Saindo desse ponto o percurso tem quase 40 km e requer muito treino para quem não é experiente nos pedais. Este longo circuito tem subidas desafiantes por morros e um cenário exuberante. Para não passar por apuros, alimente-se bem e não esqueça de levar suprimentos para uma energia extra!
Dica #4. Sabará, Estrada do Gaia e Espizinho
É uma trilha muito longa, que atravessa bairros e morros. O roteiro beira 60 km, e atravessa bairros como Caieira, Marzagão, Santa Rita e Esplanada. É um trajeto bem extenso, que leva quase o dia todo para ser feito, mas que vale o desafio pela riqueza de detalhes e de contato com a natureza.
Certamente, reunir os amigos para fazer estas dicas de trilhas por Belo Horizonte é um programa excelente para quem deseja se aperfeiçoar pedalando. Independente de você escolher trilhas para mountain bikes curtas ou longas, é preciso se preparar também para o passeio, já que a pedalada é exigente nesses terrenos.
Lembre-se de estar com a manutenção da sua bicicleta em dia, levar alimentos e roupas extras, além de outros equipamentos essenciais para encarar trilhas para mountain bikes! De quebra, você ainda ganhará vantagens em saúde e qualidade de vida!